Solidariedade em Portugal


O MPPM esteve presente no Desfile da Liberdade que assinalou, no Porto, o 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

Entre o Largo Soares dos Reis e a Avenida dos Aliados recordou-se que o 25 de Abril também trouxe a Portugal a sua (re)abertura ao Mundo e à solidariedade internacional. A nossa liberdade é incompleta sem a liberdade dos Palestinos.
 

Foi bonita a festa, pá! Foram muitos, muitos mil, que encheram a Avenida da Liberdade, do Marquês ao Rossio, para gritar 25 de Abril sempre! Entre a partida da Chaimite que abria o desfile às três da tarde e a chegada da cauda da manifestação ao Rossio, às oito da noite, decorreram cinco longas horas em que uma enorme torrente humana inundou a Avenida fazendo jus ao seu nome.

O MPPM esteve lá para recordar que a nossa liberdade é incompleta sem a liberdade dos palestinos. Mas a mensagem está no coração dos portugueses porque, aqui e ali, por todo o desfile, se viam bandeiras, lenços palestinos e mensagens de solidariedade. A Palestina vencerá!
 

Viana do Castelo assistiu, na sexta-feira 12 de Abril, a um Acto Público de sensibilização e esclarecimento sobre a situação na Palestina, porque ninguém escapa à fúria assassina de Israel em Gaza e os apelos que surgem de todos os lados deixam indiferente a potência sionista.

Por isso, continuamos mobilizados pelo fim da agressão genocida de Israel contra o povo palestino em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, um cessar-fogo permanente e o livre acesso da ajuda humanitária a Gaza.

Uma iniciativa da CGTP/IN, do CPPC, do MPPM e do Projecto Ruído pela Paz no Médio Oriente, pelo Fim do Genocídio, por uma Palestina Independente.


Fotos: CPPC
 

 


O Parque Urbano de Rio Tinto foi o local escolhido para uma concentração pela Palestina nesta terça-feira, 9 de Abril, ao fim da tarde.

O evento foi convocado pelo CPPC, pela USP/ CGTP-IN, pelo MPPM e pelo Projecto Ruído e insere-se no conjunto de iniciativas que estas quatro entidades têm vindo a promover por todo o país pela Paz no Médio Oriente, por uma Palestina Independente, pelo Fim do Genocídio.


Fotografias: Adérito Machado

 

O MPPM participou na Marcha «Abril pela Palestina» convocada pela Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina que, neste domingo 7 de Abril percorreu as ruas da Baixa de Lisboa, entre a Praça do Município e o Largo do Intendente com uma passagem pelo Carmo.

Milhares de pessoas saíram à rua, em Lisboa, no sábado 6 de Abril, manifestando-se pelo fim do genocídio, pela paz no Médio Oriente e por uma Palestina independente, em resposta a um apelo da CGTP/IN, do CPPC, do MPPM e do Projecto Ruído.

Partindo de uma concentração frente à Embaixada de Israel, o desfile desceu ao Marquês, subiu ao Rato e terminou frente à Assembleia da República onde, com apresentação do Projecto Ruído, se ouviram as intervenções de Tiago Oliveira, secretário-geral da CGTP-IN, de Rui Garcia, vice-presidente do CPPC, de Dima Mohammed, investigadora palestina, e de Carlos Almeida, vice-presidente do MPPM.

No final cantou-se «Grândola Vila Morena».

Na cidade do Funchal saiu-se à rua em mais uma acção de solidariedade com o povo da Palestina. Foi nesta quarta-feira, 3 de Março, ao fim da tarde, nas Portas da Cidade.

A concentração foi convocada pelo CPPC, pela USM/ CGTP-IN, pelo MPPM e pelo Projecto Ruído e insere-se no conjunto de iniciativas que estas quatro entidades têm vindo a promover por todo o país pela Paz no Médio Oriente, por uma Palestina Independente, pelo Fim do Genocídio.

Nesta quarta-feira, 3 de Março, o MPPM, o CPPC, a CGTP-IN e o Projecto Ruído promoveram uma acção de sensibilização para a agressão genocida de Israel contra o povo palestino em Cacilhas, junto ao Terminal Fluvial.

Os passageiros que desembarcavam dos barcos eram acolhidos com breves intervenções de José Oliveira (MPPM) alertando para a situação na Palestina e com palavras de ordem reclamando o fim do genocídio, um cessar-fogo imediato, paz no Médio Oriente e Palestina independente.

Nos intervalos ouviu-se música palestina e foram distribuídos folhetos anunciando a grande manifestação programada para sábado, 6 de Abril, com partida às 15 horas da Embaixada de Israel, em Lisboa.

1. Os últimos dias trouxeram a confirmação do crescente isolamento internacional de Israel e dos Estados Unidos da América, nomeadamente através de importantes posições do Conselho de Segurança da ONU e do Tribunal Internacional de Justiça. Mas a situação catastrófica em Gaza não se alterou e atinge dimensões cada vez mais dramáticas. Os ataques militares de Israel nos territórios palestinos ocupados, no Líbano e na Síria ilustram que o regime israelita procura sair da sua insustentável posição através de uma aventureira fuga para a frente que incendeie todo o Médio Oriente.

O MPPM foi uma das entidades que respondeu ao convite de uma equipa dinamizada por Marta Amorim para se associar ao evento que teve lugar nesta quinta-feira, 28 de Março, desde o fim da tarde até alta noite, na Casa do Comum, em Lisboa, com o objectivo de angariar fundos para duas instituições de apoio aos Palestinos: a UNRWA e o Crescente Vermelho Palestino.

O evento contou com diferentes actividades: cinema, música, gastronomia palestina, poesia, exposição e um leilão de arte composto por peças doadas por vários artistas.

O MPPM estreou a sua nova exposição «A Questão Palestina: O Essencial» que pode ser vista no local até ao próximo dia 7 de Abril, entre as 12 e as 24 horas. O espaço encerra à segunda e terça-feira.

Esta iniciativa contou com apoio, além do MPPM, da Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina, do Colectivo para a Libertação da Palestina, da Traça Editora e de Judeus pela Paz e Justiça.
 

Páginas

Subscreva Solidariedade em Portugal