Livro do III Encontro pela Paz apresentado em Vila Nova de Gaia
No dia 6 de Maio, na Biblioteca Municipal de Gaia, procedeu-se ao lançamento do livro «Encontro pela Paz: Nos 50 anos do 25 de Abril, pela Paz todos não somos demais», edição do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). A obra colige todas as intervenções feitas no extraordinário Encontro pela Paz de 28 de Outubro de 2023 que reuniu mais de 800 pessoas no Pavilhão Municipal de Oliveira do Douro e que, para a sua concretização, contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Presentes na Biblioteca representantes de várias associações e movimentos co-organizadores deste histórico Encontro. Na mesa, Ilda Figueiredo, Presidente da Direcção Nacional do CPPC, a vereadora da cultura da C.M. de V. N. de Gaia, Paula Carvalhal, e José António Gomes, membro da Direcção Nacional do MPPM.
A sessão incluiu uma conversa sobre a defesa premente da Paz e do primado da negociação, em várias regiões do mundo dilaceradas por conflitos e, muito em especial em Gaza. Foi referida a necessidade do cessar-fogo imediato e da entrada, sem obstruções, da ajuda humanitária ao povo palestino. Prevêem-se novas sessões de apresentação, em Lisboa e noutros locais do país, desta obra que inclui, entre muitas outras, as diversas intervenções feitas no Encontro de Gaia pelos membros da direcção do MPPM Carlos Almeida, Jorge Cadima e José António Gomes.
Ler também:
Vila Nova de Gaia acolheu o III Encontro pela Paz
«É legítima a resistência dos palestinos à ocupação», por José António Gomes
«A Paz é urgente, a Paz é inadiável!», por Jorge Cadima
«Ninguém pode dizer: Eu não sabia!», por Carlos Almeida
Fotos: Henrique Borges