Flotilha Sumud atacada a sudoeste de Creta. Navio da marinha italiana a caminho.

A Global Sumud Flotilla anunciou que, na madrugada desta quarta-feira, onze embarcações foram atacadas com dispositivos químicos e granadas de atordoamento em águas internacionais a sudoeste da ilha grega de Creta Quatro barcos ficaram danificados mas não foram relatados feridos entre as tripulações.

Horas antes tinham sido detectados mais de 15 drones a sobrevoar o Alma, o navio onde estão alguns dos coordenadores do projecto, ao mesmo tempo que se verificavam interferências nas comunicações.

Entretanto, o ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, condenou um ataque e disse que redireccionou um navio da marinha italiana para oferecer assistência à flotilha. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Antonio Tajani, disse que «cidadãos italianos, juntamente com deputados e eurodeputados» que integram a flotilha, confirmaram as explosões e danos causados por «objetos não identificados» lançados sobre os conveses. Em comunicado, informou ter notificado as autoridades israelitas de que qualquer operação confiada às suas forças armadas deve ser conduzida em conformidade com o direito internacional e o princípio da cautela absoluta.

A Global Sumud Flotilla (GSF) é a maior missão marítima civil organizada para quebrar o cerco ilegal de Israel a Gaza. Coordenada por organizadores de base, marinheiros, médicos, artistas e activistas solidários de mais de 40 países, a frota é uma missão humanitária não violenta em resposta ao genocídio e cerco contínuos contra o povo palestino.

A frota reúne participantes e organizadores do Global Movement to Gaza (GMG, anterior Global March to Gaza), da Maghreb Sumud Flotilla (MSF, anterior Sumud Convoy), do Sumud Nusantara e da Freedom Flotilla Coalition (FFC), que dão continuidade a décadas de resistência palestina e de solidariedade internacional para mudar a narrativa global e confrontar a cumplicidade internacional para pôr termo ao bloqueio a Gaza e ao genocídio.

Seguir a flotilha:
Global Sumud Flotilla Tracker.

Ler também:
Global Sumud Flotilla aproxima-se da «zona amarela» de risco de ataque
Barcos partem da Itália para se juntar à frota de ajuda humanitária com destino a Gaza
Flotilha Sumud navega para romper o bloqueio a Gaza

Quarta, 24 de Setembro de 2025 - 20:20