Vitória da solidariedade: Israel Premier Tech perde principal patrocinador
O patrocinador principal da equipa de ciclismo Israel Premier Tech decidiu retirar o seu apoio com efeito imediato. Esta decisão vem na sequência da onda de contestação que tem acompanhado a equipa nas suas presenças nas provas ciclistas internacionais — sobretudo na última Volta a Espanha — pela sua associação ao genocídio que Israel está a levar a cabo contra o povo palestino.
A participação da Israel Premier Tech nas recentes Volta ao Alentejo e Volta a Portugal foi então denunciada pelo MPPM e foi acompanhada de manifestações solidariedade com a Palestina e de repúdio pela participação daquela equipa de propaganda de Israel.
Na Volta a Espanha chegou a ser considerada a expulsão da equipa por se considerar que a sua presença representava um risco para as restantes equipas.
Posteriormente, a direcção da equipa decidiu que, a partir de 2026, deixaria de ter Israel no seu nome numa iniciativa de “gato escondido com o rabo de fora” que não convenceu o seu principal patrocinador.
A Premier Tech justifica assim a sua decisão: «Após várias discussões com a equipa e uma avaliação cuidadosa de todas as circunstâncias relevantes, a Premier Tech decidiu deixar de ser co-patrocinadora da equipa, com efeito imediato. Embora tenhamos tomado conhecimento da decisão da equipa de mudar de nome para a temporada de 2026, a razão principal para a Premier Tech patrocinar a equipa foi ofuscada a tal ponto que se tornou insustentável para nós continuar como patrocinadores.»
Ler também:
Carta aberta à UCI: Que espera para suspender a Israel Premier Tech?
MPPM repudia participação de equipa israelita na Volta a Portugal em bicicleta
Genocídio não é desporto: a Israel Premier Tech está a mais na Volta a Portugal!
MPPM repudia intimidação de activistas pela Palestina na Volta ao Alentejo