O Handala está a navegar para as Crianças de Gaza - 4. Em Espanha, a caminho de Portugal

Na sua missão «Para as Crianças de Gaza», o Handala, que faz parte da Flotilha da Liberdade, esteve em Santander e A Coruña, em Espanha, e vem a caminho de Lisboa onde chegará amanhã, quarta-feira 3 de Julho, ao princípio da tarde. Da capital portuguesa o Handala partirá no domingo, 7 de Julho, para o Sul de Espanha, visitando várias cidades portuárias no Mediterrâneo em rota para Gaza, onde deverá chegar em meados de Agosto para quebrar o bloqueio ilegal imposto por Israel.

Espanha | Santander (22 a 25 de Junho)

O Handala partiu de La Rochelle na sexta-feira, 21 de Junho, às três da manhã, com um tempo calmo mas que não durou muito. Durante a noite o estado do tempo agravou-se e o Handala teve de fazer um desvio para o Oceano Atlântico para contornar a tempestade, aproximando-se de Santander por noroeste. Foi muito saudado à passagem pelo centro da cidade enquanto se dirigia para o porto industrial da periferia onde acostou à noite.

No domingo, 24 de Junho, Santander acolheu o Handala em Puerto Chico com uma manifestação para travar o genocídio na Palestina. Várias organizações da sociedade civil, reunidas na Plataforma Cantábrica de Apoio à Flotilha da Liberdade, e a população da Cantábria mobilizaram-se a favor da Palestina e caminharam debaixo de chuva desde o porto até ao centro da cidade.

Activistas de Handala, como Rana e Youssef, da Palestina, juntaram-se à manifestação, falando em nome das crianças de Gaza.

Las Batuluchas, o grupo feminino de tambores de Cabezon de la Sal, e a Charanga Ventolin, das Astúrias, animaram a manifestação e leram um manifesto a favor da Palestina.

Sandra Barrilaro, coordenadora do Rumbo a Gaza, organização membro da Flotilha, falou sobre a trajectória da Flotilha, na qual participou em 2016, e a relevância da campanha BDS e do boicote total a Israel.

Durante o comício, Fellipe Lopes, representante da FFC, disse que: «Reconhecer o Estado da Palestina é básico e não é suficiente. Por isso, chegou o momento de tomar medidas concretas de apoio ao povo palestino».

Os grupos de apoio locais organizaram um almoço na Praça Porticada para dar as boas-vindas ao Handala.

Na segunda-feira, 25 de Junho, Najati Jabari, activista palestina e residente de longa data na Cantábria, juntamente com Sandra Barrilaro, coordenadora do Rumbo a Gaza, e Fellipe Lopes, coordenador de comunicação do Handala, foram recebidos na Delegação do Governo na Comunidade Autónoma da Cantábria e no Parlamento da Cantábria.

Os representantes da Flotilha foram recebidos na Câmara Municipal de Santander por vereadores de três partidos políticos (PP, PSOE e Izquiera Unida). Foram também recebidos na Câmara Municipal de Marina Cudeyo e na Câmara Municipal de Cabezon de la Sal.

Ao fim da tarde, as iniciativas de acolhimento ao Handala encerraram com uma mesa-redonda no Instituto Santa Clara de Santander, moderada por Najati, um ativista palestino, com a participação de Sandra Barrilaro, Pilar Barrado, uma juíza de Barcelona, e Fellipe Lopes, representante da FFC.

Quando partiu de Santander, um barco à vela, da comunidade local, acompanhou o Handala até entrar em mar alto.

Espanha | A Coruña (27 a 30 de Junho)

A viagem do Handala de Santander até A Coruña foi tranquila, mas à chegada foram surpreendidos com a notícia de que o cais do porto onde deveriam atracar tinha sido cancelado. Enquanto esperavam uma solução, foram navegando durante cinco horas, sempre observados pela Marinha espanhola. Por fim foi encontrado um porto longe do centro como alternativa para não cancelar a visita do Handala à Galiza.

Apesar da mudança de porto, os activistas de A Coruña foram receber o Handala com as tradicionais gaitas de foles galegas e bandeiras palestinas. O actor Quico Cadaval discursou no evento.

Por o porto ser privado, os apoiantes da campanha não puderam entrar para visitar o Handala, mas foi organizada uma recepção muito especial em frente ao porto. Fellipe Lopes, representante da FFC, e Rana Hamida, uma artista palestina e tripulante a bordo, agradeceram a todos por terem vindo ver o Handala.

Na sexta-feira, 28 de Junho, uma representação da FFC foi recebida pelo presidente do Parlamento Galego, Miguel Ángel Santalices Vieira, que falou do seu apoio e do apoio do parlamento à causa palestina e contra o genocídio.

Seguiu-se uma visita ao Museo do Pobo Galego e um passeio pelas ruas de Santiago de Compostela em que encontraram palestinos e membros da comunidade local que manifestaram simpatia e apoio ao Handala.

Os participantes de Handala foram recebidos na Câmara Municipal de Santiago de Compostela pela presidente, Goretti Sanmartin Rei, e por membros do conselho municipal dos partidos Bloque Galego e Socialista, que manifestaram o seu apoio à causa palestina e ao fim do genocídio, bem como ao seu boicote às empresas e produtos israelitas.

Rana cantou "Bella Ciao" em árabe e toda a equipa do Handala e o conselho municipal cantaram também, agitando a bandeira palestina sobre a Praça do Obradoiro e em frente à Catedral de Santiago de Compostela.

Ao fim da tarde houve uma recepção pelo presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Angel Garcia Seoane, que dirige o município há 45 anos. É um esquerdista revolucionário de coração, como declarou aos activistas de Handala. Conheceu líderes revolucionários de todo o mundo, como Fidel Castro e Yasser Arafat. Há décadas que é um fervoroso apoiante da Palestina.

À noite, houve uma Gala Poética artística com a participação de Candido Pazó, Isa Risco, Xurxo Souto e o músico Félix Arias.

O dia de sábado, 29 sw Junho, foi passado em A Coruña. Os activistas do Handala e os representantes de Rumbo a Gaza, membros da Freedom Flotilla Coalition, foram recebidos por políticos como Iria Taiblo, do Bloque Nacionalista Galego, e Bieito Lobeira, membro do Conselho Nacional e activista que se junta ao Handala desde A Coruña até Lisboa, e Anxela Gippini da Coordinadora Galega de Solidaridade con Palestina (associação para a Palestina) que organizaram todas as manifestações na Galiza junto da Diputación de A Coruña, o governo administrativo

Os activistas do Handala e os representantes de Rumbo a Gaza foram recebidos na Universidade da Corunha. Professores e estudantes juntaram-se para mostrar o seu apoio e compromisso com a causa palestina. Publicaram um manifesto progressista que já estão a pôr em prática.

A Associação Galega para a Palestina e Pallasos en Rebeldia (Palhaços em Rebelião) organizaram um evento cultural no Parque Nuñez em A Coruña com circo, poesia, música e palavras de apoio à Palestina.

No domingo, dia 30 de Junho, o Handala deixou a Galiza e vem a caminho de Lisboa, onde o esperamos amanhã, quarta-feira 3 de Junho, ao princípio da tarde, na Marina do Parque das Nações.


Ver também:

O Handala está a navegar para as Crianças de Gaza - 1. Da Noruega aos Países Baixos
O Handala está a navegar para as Crianças de Gaza - 2. Inglaterra e Irlanda
O Handala está a navegar para as Crianças de Gaza - 3. Em França


Fonte de texto e fotos: Freedom Flotilla Coalition

Print Friendly, PDF & Email
Share