História de vida de Amjed Tantesh premiada com One World Media Award 2025
A história de vida de Amjed Tantesh, o professor de natação que sonhava levar uma equipa palestina aos Jogos Olímpicos, mas que está a enfrentar diariamente a morte na Faixa de Gaza, ganhou o One World Media Award 2025 na categoria Podcast & Rádio.
A reportagem «Encontrando liberdade na água: o professor de natação de Gaza», produzida por Louise Morris, foi pela primeira vez apresentada no programa Outlook do BBC World Service em 24 de Abril de 2024:
«De um campo de refugiados em Rafah, Amjed Tantesh está determinado a retomar as aulas de natação assim que a guerra terminar. Conversámos com Amjed pela primeira vez há um ano sobre a sua paixão pela água e a ambição de treinar a próxima geração de aspirantes olímpicos de Gaza, mas à medida que ele reconstruía piscina após piscina, ao longo de décadas de conflito, a sua iniciativa de natação encontrou o seu verdadeiro propósito: ajudar as crianças a curar os seus traumas. Neste programa, ouvimos como a vida de Amjed mudou drasticamente desde o início da guerra mais recente e por que ele considera um «dever inadiável» retomar a sua iniciativa de natação para tentar ajudar as crianças de Gaza a se recuperarem de tudo o que viveram.»
O prémio foi atribuído em 25 de Junho de 2025 e sobre ele escreveu Amjed no Facebook em 27 de Junho:
«A minha história de vida caótica e animada da #BBC, que se tornou dolorosa, acaba de ganhar o prémio de melhor episódio de rádio no prestigiado festival #OneWorldMedia, produzido pela criativa #Louise_Morris!
Dedico este prémio à memória do meu primeiro professor de natação, o meu falecido irmão Bahjat Tantish, à minha falecida mãe e aos muitos dos meus falecidos nadadores e alunos de natação cujas vidas foram ceifadas por esta guerra horrível contra a humanidade e todos os seres vivos!
Parabéns, Louise, por esta conquista incrível!»
E no dia 28 acrescentou:
«Este deveria ter sido um dos dias mais felizes, mas!!!! Bahjat teria ficado super-animado ao ver isso se sua vida tivesse sido poupada! Vou continuar a tua boa corrida, meu irmão e mentor, independentemente de todos os obstáculos!»
O MPPM teve o primeiro contacto com Amjed Tantesh em 2023, quando Paul O’Brien nos convidou a associarmo-nos à sua iniciativa «Nadar com Gaza» que ia pôr pessoas de todo mundo a nadar ao mesmo tempo que Tantesh levava o seu carnaval de natação às praias de Gaza. Realizámos, nesse ano, duas iniciativas, em Melides e em Carcavelos.
No ano seguinte, já com Amjed deslocado, repetimos a iniciativa em Melides.
Já este ano, chegou-nos um comovente vídeo de uma viagem de carroça de Amjed pelas ruas da sua cidade, Beit Lahir, quando ali se pôde deslocar durante uma das ilusórias e breves paragens da guerra.
A tenacidade e resiliência dos Tantesh estão também presentes na filha Malak, que se tornou correspondente do The Guardian, e que descreve num artigo que publicámos a sua viagem de regresso a casa, ou antes, ao local onde tinha sido a sua casa.
Foto: Amjed Tantesh e os seus filhos na tenda que construíram num campo de refugiados em Rafah, no sul de Gaza. Crédito: Amjed Tantesh
Ler também:
Nadar por Gaza, morrer em Gaza
Uma viagem de carroça por Beit Lahia destruída
Jovens portugueses nadam com Gaza
Nadar com Gaza. Nadar por Gaza.
Seguir no Facebook: