Nadar com Gaza. Nadar por Gaza.

Uma iniciativa internacional pôs pessoas de todo o mundo a nadar com as crianças de Gaza neste sábado, 26 de Agosto. Em Portugal, a iniciativa teve lugar nesse dia na Praia de Carcavelos, dando sequencia a outro evento promovido pelo MPPM na Praia de Melides em 22 de Julho.

Desde 2007 que os habitantes de Gaza estão presos num férreo bloqueio. Não têm parques, nem montanhas, nem vales, mas têm a praia, o seu único espaço livre para lazer. Por isso, todos os anos, no final de Setembro, realizam um festival de natação na praia de Gaza.

Este ano, o Carnaval de Natação de Gaza realizou-se mais cedo, a 26 de Agosto, para coincidir com uma grande iniciativa internacional. A ideia foi do Paul O’Brian, da Palestine Solidarity Campaign, que convidou pessoas e organizações em todo o mundo a solidarizarem-se com as crianças palestinas, nesse dia, dando um mergulho no mar, num rio ou numa piscina e partilhando com elas os seus vídeos ou fotografias.

Até agora, 800 crianças de Gaza, entre os 9 e os 13 anos, receberam lições de natação. Outras 150 crianças, de famílias sem meios para pagar as lições, aprenderam a nadar em aulas financiadas pela iniciativa Swim With Gaza (SWG). Todas participaram no Carnaval de Natação de Gaza.

Em Portugal, a Elena Probst e o Hindi Mesleh dinamizaram esta iniciativa na Praia de Carcavelos e juntaram um grupo, pequeno mas empenhado, de pessoas que alertou para a situação dos habitantes de Gaza e, em especial, das suas crianças e afirmou a sua solidariedade.

Entretanto, e aproveitando a realização do Acampamento «Dêem um Oportunidade à Paz» organizado pela Plataforma pela Paz e o Desarmamento, o MPPM já tinha promovido uma iniciativa «Nadar com Gaza», na Praia de Melides, no passado dia 22 de Julho.

A organização Swim With Gaza fez transmissões em directo nos seus canais no Facebook e no YouTube e actualiza a informação no Website e no Twitter. O evento também foi noticiado nos canais da Al Jazeera em árabe e em inglês.

Solidariedade com as crianças de Gaza na Praia de Carcavelos
Reportagem da Al Jazeera sobre a campanha Swim With Gaza
Print Friendly, PDF & Email
Share