Israel liberta o preso palestino mais idoso após 17 anos na prisão

Fuad Al-Shubaki, 83 anos, foi libertado na segunda-feira da prisão de Ashkelon, no centro de Israel, depois de cumprir uma pena de 17 anos de prisão, e foi transferido de ambulância para o posto de controlo de Tarqumia, a oeste da cidade de Hebron, onde foi recebido pela sua família.

Nascido em 1940, em Gaza, Al-Shubaki era um membro sénior da Fatah e acompanhou o falecido presidente palestino, Yasser Arafat, em muitas das suas visitas externas.

Em 3 de Janeiro de 2002, o exército israelita realizou a Operação Arca de Noé com o objectivo de capturar o navio Karen A no Mar Vermelho, alegando que o navio transportava equipamento militar para os palestinos.

Israel culpou Al-Shubaki pelo carregamento de armas e prendeu-o em 14 de Março de 2006 numa prisão na cidade de Jericó, onde tinha estado detido à guarda de norte-americanos e britânicos desde 2002. Foi condenado a 20 anos de prisão, mais tarde reduzidos para 17 anos.

A Sociedade dos Prisioneiros Palestinos disse que Al-Shubaki sofre de doenças crónicas e recentemente tinha de depender de companheiros de prisão para satisfazer as suas necessidades físicas.

A sua esposa morreu em 2011 mas não lhe foi permitido ir ao seu funeral.

Prolongado o confinamento solitário de Ahmed Manasra

O preso palestino Ahmed Manasra, de vinte e um anos de idade, viu novamente ser-lhe negada a sua liberdade depois de um tribunal israelita, na segunda-feira, ter prolongado a sua detenção em solitária por pelo menos mais seis meses.

Manasra, que foi preso aos 13 anos de idade em 2015 após ter sido atropelado por um veículo da polícia israelita e espancado na cabeça por colonos judeus, sofre de graves danos psicológicos devido à sua detenção, falta de tratamento médico e isolamento.

Está detido na secção de isolamento da prisão Eishel, no deserto de Naqab.

Um juiz israelita determinou que Manasra deveria permanecer em prisão solitária devido a ser um perigo para si próprio.

Inicialmente condenado a 12 anos, acusado de ajudar o seu primo numa tentativa de esfaquear um israelita em Jerusalém, Manasra teve a sua pena mais tarde reduzida para nove anos. O seu primo foi baleado e morto no local.

Prolongada por oito dias a detenção do futebolista Ahmed Abu Khadija

Um tribunal israelita prolongou por oito dias, na terça-feira, a detenção de Ahmed Abu Khadija, jogador de futebol do Jabal Al Mukaber Club que se sagrou campeão da Liga de Futebol Profissional da Palestina.

Abu Khadija foi preso, no dia 3 de Março, quando se dirigia para casa poucas horas depois de a sua equipa ter conquistado o campeonato da Liga Profissional.
 

Print Friendly, PDF & Email
Share