No Dia da Nakba Casa do Alentejo enche-se em solidariedade com Palestina
«O nosso povo não vai desistir, vai resistir, e tem o povo português a seu lado», garantiu Nabil Abuznaid, Embaixador da Palestina, na sessão com que o MPPM assinalou o 71.º aniversário da Nakba palestina e que encheu por completo a vasta sala da Casa do Alentejo.
Deolinda Machado, dirigente da CGTP-IN e da LOC-MTC, destacou as guerras e ameaças à paz e as suas consequências para os trabalhadores e restantes populações, levando-as a engrossar as correntes de migrantes.
A última intervenção pertenceu a Jorge Cadima, da Direcção Nacional do MPPM, que frisou que, sete décadas passadas, a Nakba continua e que uma nova limpeza étnica dos palestinos pode estar no horizonte.
«Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar», recordou-nos Francisco Fanhais, que se associou a este evento partilhando com a assistência algumas canções do seu reportório.
A finalizar, o Coro da Achada interpretou canções baseadas em poemas de Bocage, Mário Dionísio e José Afonso, intercalando com uma canção basca e culminando com uma canção palestina.
Uma inesquecível jornada de solidariedade com o povo palestino, de informação sobre a sua luta e de canções de resistência, numa altura em que Israel procura branquear a sua imagem – com a conivência das televisões europeias – com um festival de outras canções.