A Barraca dedica Dia Mundial do Teatro à Palestina
A Barraca dedicou a comemoração do Dia Mundial do Teatro (27 de Março) deste ano ao esforço que, na cidade de Jenin, na Palestina, a Companhia Freedom Theater tem vindo a realizar, com ameaças de morte, mortes e prisões efectivas, mantendo vivo um trabalho que já dura há 7 anos.
Um vídeo montado por Paulo Vargues a partir de um filme palestino, mostrou a actividade da Companhia, o seu espaço, a sua paixão, trazendo ao nosso público o testemunho de até onde o Teatro pode ser generoso e heróico.
A sessão prosseguiu com a exibição do documentário «On Fear». Apresenta-nos Nabil Al- Raee, actor/director que foi recentemente preso pela polícia política israelita. O filme foi realizado por Ashish Ghadiali e feito expressamente para este dia, para o MPPM e para ser apresentado n’A Barraca. É um testemunho comovente para quem acredita que a Cultura e o Teatro podem mudar alguma coisa no mundo. Nabil Alraee, director artístico do Freedom Theatre, fala acerca da importância da arte como instrumento de resistência e da resistência como forma de existência. Um olhar sobre o início dos ensaios de «Bilhete Suicida da Palestina» , produção de Freedom Theatre que estreia a 4 de Abril de 2013-
Na 2ª parte da sessão foi apresentado o espectáculo «Sete Crianças Judias», de Caryl Churchill, pelos alunos do 12º ano do Curso Profissional de Artes do Espectáculo do Liceu Passos Manuel. Este espectáculo foi estreado no dia 1 de Junho de 2011, na sala de teatro do Liceu Passos Manuel
Apresentada pela primeira vez em Portugal pela Companhia Escola de Mulheres, com encenação de Fernanda Lapa, esta é uma peça de teatro por Gaza, segundo as palavras da autora, a inglesa Caryl Churchill, que estabeleceu que qualquer teatro português pode encenar «Sete Crianças Judias» gratuitamente, desde que utilize a versão da Escola de Mulheres sem alterações, mantenha a entrada gratuita e realize uma recolha para a Medical Aid for Palestinians.
Escrita como reacção aos confrontos entre Israel e Gaza, fala de um assunto que continua, infelizmente, actual: o conflito que opõe Israel à Palestina. Aborda a história de Israel desde o Holocausto até ao ataque israelita à Faixa de Gaza.
O espectáculo, com a duração de 30 minutos, teve encenação de Fernando Rebelo e João Cabral e grafismo de Manuel Almeida e Sousa.
Este Especial Dia Mundial do Teatro foi uma produção d'A Barraca com a colaboração do MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente..
Quarta, 27 Março, 2013 - 23:00