Washington Post: Exército israelita disparou directamente contra civis palestinos desarmados no assalto a Nablus

Forças de segurança israelitas num veículo blindado dispararam repetidamente contra um grupo de civis que se abrigavam entre uma mesquita e uma clínica durante o assalto de 22 de Fevereiro à cidade de Nablus, na Cisjordânia ocupada, matando duas pessoas, incluindo um adolescente, e ferindo outras três, de acordo com testemunhas e uma reconstrução visual do evento ontem divulgada pelo The Washington Post.

O Washington Post falou com duas testemunhas do tiroteio, obteve, de um espectador e das Forças de Defesa de Israel, vídeos previamente inéditos do incidente, e pediu a peritos em áudio que analisassem o som do tiroteio. Um jornalista do Washington Post recolheu provas visuais no local para reconstruir o incidente utilizando software de modelagem 3D e outros jornalistas reviram mais de 30 vídeos filmados em Nablus nesse dia.

A reconstrução do jornal mostra que, enquanto respondiam ao que diziam ser um atirador, as forças israelitas dispararam pelo menos 14 vezes de dentro do seu veículo blindado enquanto este descia uma rua e depois parou ao lado de um muro baixo atrás do qual os civis se amontoavam. A análise mostra que os israelitas continuaram a disparar mesmo depois de essas pessoas estarem visíveis das janelas do veículo.

A rusga de 22 de Fevereiro a uma casa em Nablus começou por volta das 9 horas da manhã e envolveu 150 membros do exército israelita, da polícia de fronteira e do serviço de segurança interna, de acordo com os militares israelitas. A operação visava dois membros de um grupo armado chamado "Covil dos Leões" e um membro da Jihad Islâmica que segundo os militares, planeariam realizar ataques contra israelitas no "futuro imediato". As forças israelitas mataram os três homens durante o ataque diurno que desencadeou horas de violência em torno do centro da cidade.

A cerca de quinhentos metros da casa, a propagação da violência encurralou vários civis junto à Clínica Rahma, adjacente à Mesquita al-Haj Maazouz. Entre os presentes encontravam-se as duas vítimas mortais dp incidente reconstruido pelo Washington Post:  Mohammad Shaaban, de 16 anos, e Abdelaziz Ashqar, de 65 anos.

O assalto a Nablus saldou-se por 11 mortos e 102 feridos palestinos, de acordo com o Ministério da Saúde palestino.


Foto: Civis palestinos procuram abrigo durante o assalto israelita de 22 de Fevreiro a Nablus

Print Friendly, PDF & Email
Share