Vitória Pato expôs a sua Arte Solidária em benefício da Palestina

Maria Vitória Vaz Pato apresentou, entre 15 de Janeiro e 5 de Fevereiro, no Hospital Júlio de Matos, em Lisboa, as suas pinturas dos últimos dois anos numa exposição que, como habitualmente, intitula de Arte Solidária e que foi mais uma vez dedicada à causa da Palestina.

Segundo a autora, os títulos dos quadros foram retirados do livro: “O silêncio dos meninos mortos - poemas portugueses contra o massacre do povo palestiniano” editado pela Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. 

E foi deste livro que foram extraídos os poemas que foram lidos na sessão inaugural que contou também com uma breve intervenção de Carlos Almeida, do MPPM.

Além das obras de Vitória Pato estiveram expostos trabalhos de crianças que quiseram dar testemunho da sua solidariedade com os meninos de Gaza. 

«Não sendo pintora, pinto por prazer. Deste modo peço acolham este trabalho sem pré-conceitos. Por outro lado, para os mais velhos é um desafio: usando esta arte ou outra poderem ocupar com prazer o seu tempo de reforma.» — escreveu Vitória Pato na apresentação da exposição.

Na sessão de encerramento foram lidos mais poemas do livro citado e um deles foi musicado e cantado por jovens alunos da Escola Superior de Música.

Vitória Pato fez então a entrega ao MPPM da receita da exposição. Carlos Almeida agradeceu frisando que a contribuição monetária era importante mas valorizava também a disponibilidade de todos os visitantes da exposição para dedicarem parte do seu tempo à solidariedade com a Palestina.

Sexta, 07 de Fevereiro de 2025 - 19:22