Vigília pela Palestina na NOVA-FCSH

Uma Vigília pela Palestina realizou-se ontem, 24 de Setembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, numa iniciativa da respectiva Associação de Estudantes. Ao fim da tarde, e apesar da chuva persistente, dezenas de estudantes juntaram-se no pátio da Faculdade, agitando bandeiras e gritando palavras de ordem para exprimir a sua solidariedade com o povo palestino.

Em breves intervenções, sucederam-se no uso da palavra Julie Neves (CPPC), Carlos Almeida (MPPM), Abdeljelil Larbi (professor de língua e literatura árabe moderna na NOVA-FCSH), Dima Mohammed (investigadora coordenadora no IFILNOVA – ArgLab) e Guilherme Vaz (presidente da Direcção da AEFCSH).

Os oradores condenaram vigorosamente o prosseguimento da ofensiva genocida de Israel contra a população palestina da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, bem como o agravamento nos últimos dias da agressão contra o Líbano, só possíveis com a cumplicidade de potências ocidentais, particularmente os EUA. Foi denunciado o carácter colonial do projecto sionista e a limpeza étnica levada a cabo há décadas por Israel.

Exigiu-se um cessar-fogo imediato em Gaza e a garantia dos direitos nacionais do povo palestino e foi sublinhada a necessidade da aplicação das medidas constantes da recente resolução da Assembleia Geral da ONU visando o fim da ilegal ocupação dos territórios palestinos ocupados em 1967. Portugal deve demarcar-se dos crimes israelitas e reconhecer o Estado da Palestina.

Destacou-se a necessidade de prosseguir as acções de solidariedade para com o povo palestino, em especial a Jornada Nacional de Solidariedade “Palestina Livre! Paz no Médio Oriente!” que terá lugar em todo o país de 2 a 12 de Outubro, com uma manifestação em Lisboa neste último dia.

Print Friendly, PDF & Email
Share