«Uma Laranja de Jaffa»: Filme e conversa em Setúbal

No âmbito da na campanha de solidariedade com o povo palestino «Todos pela Palestina! Fim ao genocídio! Fim à ocupação!» promovida por CPPC, CGTP-IN, MPPM e Projecto Ruído, foi exibida no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal, no sábado 27 de Setembro, a curta-metragem de ficção «Uma Laranja de Jaffa» do realizador palestino Mohammed Almughanni.

Marta Alves, professora nas áreas da Comunicação Cultural e da Imagem em Movimento no Instituto Politécnico de Setúbal, fez a apresentação do filme que já conquistou 19 prémios e teve mais 8 nomeações em festivais internacionais de cinema.

O filme conta a história de Mohammed, um jovem estudante palestino que está a tentar chegar a Jaffa, passando o check-point de Hizma depois de ter sido recusado em Qalandyia. O taxista Farouk, também palestino, arrisca que a sua viatura seja apreendida se as autoridades israelitas consideram que ele transporta ilegalmente Mohammed. Em pouco menos de 30 minutos, o realizador põe a nu a dura realidade de viver sob ocupação, a forma como o ocupante procura criar tensão e divisão entre os palestinos com a imposição de medida discriminatórias diferenciadas, mas também como uma forte identidade nacional, aqui simbolizada por uma laranja de Jaffa, mantém a coesão do povo palestino.

À exibição do filme seguiu-se uma conversa animada por José Oliveira, do MPPM, Rita Magalhães, do CPPC, e Luís Leitão, da União de Sindicatos de Setúbal.

Domingo, 28 de Setembro de 2025 - 19:51