Um palestino morto por forças israelitas em Gaza, 54 feridos

Um palestino foi morto esta sexta-feira por fogo israelita durante a 77.ª semana dos protestos da Grande Marcha do Retorno, na Faixa de Gaza.

Segundo informou o Ministério da Saúde do território, trata-se de Alaa Nezar Hamdan, de 28 anos, atingido por uma bala real disparada pelos soldados do exército sionista.

O Ministério acrescentou que 54 manifestantes palestinos foram feridos, 22 deles por balas reais. As forças repressivas dispararam também balas de aço revestidas de borracha e bombas de gás lacrimogéneo contra os milhares de manifestantes concentrados em diferentes lugares ao longo da vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza.

Mais de 310 palestinos foram mortos e cerca de 17 000 foram feridos pelas forças israelitas desde o início da Grande Marcha do Retorno, que se realiza semanalmente, sem interrupções, desde 30 de Março de 2018.

Os manifestantes reclamam o levantamento do cerco de Israel ao pequeno enclave costeiro, onde vivem dois milhões de pessoas em condições humanitárias dramáticas. Exigem também o direito dos refugiados palestinos a regressarem aos lugares, na Palestina histórica, de onde foram expulsos durante a campanha de limpeza étnica levada a cabo pelos sionistas por ocasião da criação de Israel, em 1948.

Em Março deste ano, uma missão de investigação da ONU concluiu que durante a repressão dos manifestantes desarmados da Grande Marcha do Retorno as forças israelitas cometeram violações de direitos que podem constituir crimes de guerra e crimes contra a humanidade

Além do criminoso bloqueio a que Israel sujeita a Faixa de Gaza desde Junho de 2007, o pequeno território palestino foi também alvo de três grandes agressões militares israelitas desde 2008, de que resultaram milhares de mortos e destruições maciças de infraestruturas.

Foto: AFP

Print Friendly, PDF & Email
Share