Um palestino morto e 37 feridos por Israel na Faixa de Gaza

O exército israelita matou hoje um palestino e feriu outros 37 perto da vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza, na 33.ª sexta-feira consecutiva das manifestações desarmadas da Grande Marcha do Retorno.

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza confirmou a morte de Rami Wael Ishaq Qahman, de 28 anos, após ter sido atingido no pescoço por um atirador de elite israelita, ficando em estado crítico. O Ministério da Saúde confirmou também que 37 pessoas foram feridas com balas reais, incluindo 6 crianças e 9 mulheres.

Aumenta assim para 221 o número de mortos vítimas da repressão israelita desde o início da Grande Marcha do Retorno, em 30 de Março, registando-se mais de 24 000 feridos.

A Grande Marcha do Retorno reclama o fim do bloqueio da Faixa de Gaza por Israel (com a colaboração do Egipto), que dura há mais de 11 anos, e o direito dos refugiados (três quartos dos habitantes de Gaza são refugiados) de retornarem às terras de onde as suas famílias foram expulsas na campanha de limpeza étnica levada a cabo pelas forças sionistas em 1948, por ocasião da criação do Estado de Israel.

Print Friendly, PDF & Email
Share