Um dos maiores mosaicos do mundo revelado em Jericó

Em finais de Outubro foi apresentado publicamente um dos maiores mosaicos do mundo, localizado no palácio do califa omíada Hisham Bin Abdul Malik, a cerca de dois quilómetros de Jericó, na Margem Ocidental ocupada.
O mosaico cobre o chão da sala de recepção e do grande balneário do palácio e «é considerado um dos maiores e mais belos pavimentos de mosaico do mundo», segundo um comunicado do Ministério palestino do Turismo e Antiguidades.
À margem da cerimónia de apresentação do mosaico, que contou com a presença de autoridades palestinas e personalidades públicas, a ministra da Turismo, Rula Maayah, declarou à agência Anadolu que o mosaico, de 827 metros quadrados, é «uma obra de grande precisão e beleza», explicando que consiste em 38 painéis diferentes ligados entre si, com milhares de pedras de 21 cores naturais.
Por seu lado, Iyad Hamdan, director-geral do Ministério do Turismo em Jericó, informou que a cidade é anualmente visitada por cerca de 1.200.000 turistas, palestinos e estrangeiros. Após a abertura ao público em inícios de 2018, o que entretanto exige a construção de estruturas de protecção e de acolhimento, espera-se que o número de visitantes duplique.
O sítio foi descoberto em 1873, mas as primeiras escavações tiveram lugar nos anos 1930, durante o Mandato Britânico, sob a direcção do arqueólogo Robert W. Hamilton. Os trabalhos de restauro duraram mais de um ano, tendo contado com ajuda financeira da Agência de Desenvolvimento Internacional do Japão.
Louise Haxthausen, directora do escritório da UNESCO em Ramala, declarou que «o Palácio de Hisham tem todo o potencial para se tornar Património da Humanidade».
Print Friendly, PDF & Email
Share