Três mortos em posto de controlo perto de Nablus elevam para 84 as vítimas palestinas em 2023

Três palestinos foram mortos a tiro pelas forças de ocupação israelitas nesta manhã de domingo, perto do posto de controlo militar de Sarra, a sudoeste de Nablus na Cisjordânia ocupada.

Os soldados israelitas dispararam contra quatro palestinos que estavam dentro do seu veículo no posto de controlo, matando três deles. Os mortos foram identificados como Jihad Mohammad Shami, 24 anos, Udai Othman Shami, 22 anos, e Mohammad Ra'ed Dabek, 18 anos, todos residentes em Nablus.

O exército israelita alega que os soldados tinham disparado em resposta a tiros dos ocupantes do veículo, mas nenhum soldado israelita foi ferido.

Segundo testemunhas da aldeia vizinha do posto de controlo, pouco depois do tiroteio, os soldados israelitas invadiram as lojas e apreenderam as gravações das câmaras de vigilância inviabilizando a reconstituição do incidente.

Na passada sexta-feira, um rapaz palestino identificado como Amir Mamoun Odeh, 16 anos, foi baleado no peito e morto pelo exército israelita durante confrontos em Qalqilya, no norte da Cisjordânia.

Também na sexta-feira, um colono israelita matou a tiro, a leste da cidade de Qalqiliya, o jovem palestino Abdul-Karim Badie Sheikh, 21 anos, residente na localidade de Sanniriya, vizinha do colonato ilegal de Ma'ale Shomron.

Após o assassinato, soldados israelitas invadiram Sanniriya e saquearam várias casas, incluindo a casa da família de Abdul-Karim.

Na quinta-feira, um palestino foi morto num tiroteio na avenida Dizengoff, no centro da cidade de Telavive, em que ficaram feridas cinco pessoas.

O Hamas emitiu uma declaração pouco depois do incidente dizendo que o tiroteio fora em resposta ao assassinato de três palestinos, no início desse dia, na Cisjordânia ocupada.

O incidente segue-se a uma série de sangrentos ataques israelitas na Cisjordânia ocupada na semana passada.

Na manhã quinta-feira, uma unidade especial das forças israelitas entrou na cidade de Jabaa', a sul de Jenin e abriu fogo sobre um veículo palestino em que se encontrava três jovens, matando-os a todos.

Na passada terça-feira, seis palestinos foram mortos e outros 26 ficaram feridos durante um ataque do exército israelita à cidade e ao campo de refugiados de Jenin, no norte da Cisjordânia. Um dos feridos viria a falecer na quinta-feira.

Neste momento, eleva-se a 84 o número de palestinos mortos pela ocupação israelita, desde o início do ano, incluindo 15 menores e uma mulher idosa.

Print Friendly, PDF & Email
Share