Três mortos, 833 feridos palestinos em quinta jornada de protestos na fronteira de Gaza

As forças israelitas mataram hoje 3 palestinos e feriram pelo menos 833, enquanto milhares de pessoas participavam pela quinta semana consecutiva na «Grande Marcha do Retorno» ao longo da fronteira entre a Faixa de Gaza cercada e Israel, informou o Ministério da Saúde da Palestina.
Entre os feridos, dos quais pelo menos 174 por balas reais, contam-se quatro funcionários dos serviços de saúde e seis jornalistas.
A comissão organizadora dos protestos declarou que a manifestação desta semana seria dedicada à «juventude rebelde», para homenagear os milhares de jovens todas as semanas têm vindo protestar ao longo da vedação da fronteira. As manifestações continuam a ter o carácter de protesto de massas não violento.
Desde 30 de Março, data do início da «Grande Marcha do Retorno», 42 palestinos foram mortos e 5511 ficaram feridos pela repressão dos protestos, informou na terça-feira o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA).
Nas últimas semanas, os habitantes da Faixa de Gaza cercada realizaram manifestações ao longo da fronteira para exigir o «direito ao retorno» dos refugiados palestinos aos seus lares na Palestina histórica, de onde foram expulsos em 1948 no processo de limpeza étnica que acompanhou a criação do novo Estado de Israel.
As manifestações fazem parte de um protesto que culminará em 15 de Maio, dia que marcará o 70.º aniversário de Israel e simultaneamente o 70.º aniversário da Nakba («Catástrofe»), a expulsão de 750 000 palestinos em 1948.

Print Friendly, PDF & Email
Share