Trabalhadores científicos mundiais solidários com a Palestina

A Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos (FMTC) tornou pública uma declaração em que exprime «emoção e preocupação» com os recentes acontecimentos na Palestina e em Israel.

É o seguinte o teor da declaração divulgada pela Organização de Trabalhadores Científicos, um dos membros portugueses da FMTC:

O drama palestino: justiça, paz verdadeira e direito internacional

Os recentes acontecimentos na Palestina e em Israel suscitaram emoção e preocupação muito para lá da região onde ocorreram. Embora a FMTC seja uma organização mundial dedicada ao papel da ciência e à responsabilidade social dos cientistas, não pode ficar indiferente ao que aconteceu nem às tragédias futuras se nada for melhorado.

Esta situação mantém-se com efeito como uma ameaça à segurança, em primeiro lugar das populações dos dois Estados em causa, mas não só. Em primeiro lugar, afirmamos que não haverá segurança enquanto a colonização se mantiver: nenhum ocupante em parte alguma do mundo pode imaginar estar seguro no país que ocupa. Essa colonização é acompanhada por um apartheid em relação aos palestinos que afecta o conjunto das actividades económicas, científicas e culturais.

A recusa de Israel em permitir que a ONU desempenhe o seu papel, alegando que é um assunto interno, só pode agravar a situação. As organizações governamentais internacionais foram criadas após a Primeira e, mais tarde, da Segunda Guerra Mundial, para procurar soluções através da negociação e ajudar a implementar os acordos concluídos.

A FMTC reafirmou a importância decisiva do papel da ONU, em declaração adoptada pelo seu Conselho Executivo reunido em Barcelona em 2015. Essa continua a ser a nossa linha de conduta. Os cientistas conhecem a importância da cooperação e as consequências por vezes devastadoras da competição, quando esta esconde objectivos que ignoram o bem comum. A cooperação é a única forma eficaz de resolver problemas difíceis.

A FMTC está solidária com os trabalhadores científicos tanto palestinos como israelitas animados por estes princípios e agindo para uma saída da situação actual.

1 de Outubro de 2021

A Federação Mundial de Trabalhadores Científicos é uma organização não governamental internacional e um parceiro oficial da UNESCO. Foi fundada em 1946 por iniciativa de importantes cientistas e de um sindicato britânico, a Associação Britânica de Trabalhadores Científicos. O seu primeiro presidente foi Frédéric Joliot-Curie. Presentemente reune organizações representativas de trabalhadores científicos de todos o mundo.
 

Print Friendly, PDF & Email
Share