Terceiro palestino morto pelo ocupante em Beita em menos de um mês

Um rapaz palestino de 15 anos, Mohammad Said Hamayel, foi ontem morto a tiro pelas forças de ocupação israelitas em Beita, a sul de Nablus, na Cisjordânia ocupada, durante um protesto público contra a construção de um posto avançado israelita, perto da aldeia.

O comício não violento foi convocado depois de um grupo de colonos israelitas ter instalado mais de 20 casas móveis ou caravanas no topo do Monte Sabih, como prelúdio para tomar conta de todo o monte e estabelecer um posto avançado colonial, ameaçando a subsistência de pelo menos 17 famílias palestinas que dependem da colheita das suas azeitonas nas terras que possuem há gerações.

Segundo o Crescente Vermelho Palestino as forças israelitas, além de atingirem mortalmente Mohammad, feriram pelo menos 11 participantes com munições reais e outros 16 com balas revestidas de borracha, enquanto várias dezenas foram sufocados por gás lacrimogéneo.

Hamayel é o terceiro palestino de Beita a ser morto a tiro pelas forças israelitas em menos de um mês. Issa Barham, na casa dos 40 anos, e Zakaria Hamayel, 28, foram mortos e dezenas de outros foram feridos nesse período.

Jovem ferido na cabeça em Silwad

Um jovem palestino de 22 anos foi ferido na cabeça pelas forças de ocupação israelitas na sexta-feira, durante uma manifestação na aldeia de Silwad, a nordeste de Ramala na Cisjordânia ocupada.

Centenas de palestinos manifestaram-se em Silwad para exigir às autoridades de ocupação israelitas a entrega do corpo de Mohammad Rawhi Hammad, um companheiro palestino que foi morto a tiro pelo exército israelita a 14 de Maio. O seu corpo tem sido retido pelo exército de ocupação desde então.

Forças de ocupação ferem uma dezena de palestinos em Beit Dajan

Pelo menos oito palestinos foram feridos hoje pelas forças de ocupação israelitas quando estas reprimiram um protesto semanal contra os colonatos israelitas, que teve lugar na aldeia de Beit Dajan, no distrito de Nablus, na Cisjordânia ocupada.

Depois da oração semanal de sexta-feira ao ar livre, os habitantes da aldeia realizaram uma marcha em protesto contra o estabelecimento de um novo posto avançado colonial israelita perto da aldeia.

Os soldados israelitas dispararam munições revestidas de borracha e granadas atordoantes contra os manifestantes, ferindo oito deles com balas. Outros dois manifestantes sofreram queimaduras nas mãos após terem sido atingidos com granadas de atordoamento.

Nos últimos meses, os palestinos realizaram protestos semanais na aldeia, bem como em muitas outras áreas da Cisjordânia ocupada, contra o contínuo roubo de terras palestinas por parte de Israel em benefício da construção e expansão dos colonatos israelitas.

Colonos pulverizam pesticidas e intoxicam duas crianças perto de Belém

Nesta sexta-feira, dois rapazes palestinos sofreram intoxicação e cerca de 400 videiras foram danificadas devido a pulverização de pesticidas por colonos israelitas na aldeia de al-Khader, a sul da cidade de Belém, na Cisjordânia ocupada.

Os colonos invadiram uma vinha pertencente a Mohammad Mahmoud Salah e pulverizaram as árvores com pesticidas. A inalação involuntária do cheiro dos pesticidas provocou a asfixia em dois menores que foram levados para o hospital para tratamento médico.

A violência dos colonos contra os palestinos e os seus bens é rotineira na Cisjordânia e raramente é sancionada pelas autoridades israelitas.

Bebé sufoca com gás lacrimogéneo em Kafr Qaddum

Uma bebé palestina, de oito meses de idade, sofreu hoje asfixia em consequência de as forças de ocupação israelitas dispararem aleatoriamente granadas de gás lacrimogéneo para as casas na aldeia de Kafr Qaddum, perto da cidade de Qalqilia, na Cisjordânia ocupada.

Nursin Lo'ai Abdullah, de oito meses de idade, foi sufocada pela inalação de gás lacrimogéneo durante uma repressão israelita do protesto semanal em Kafr Qaddum contra a construção de colonatos israelitas.

A criança foi levada para um centro de emergência local na aldeia para tratamento médico.


Foto: Funeral de Mohammad Hamayel (AP / Majdi Mohammed)

Print Friendly, PDF & Email
Share