Setúbal marcou encontro com a Paz

Setúbal acolheu o II Encontro pela Paz promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação em conjunto com outras 11 organizações, entre as quais o MPPM.

Com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal realizou-se, no passado sábado 5 de Junho, no Fórum Municipal Luísa Todi, a segunda edição do Encontro pela Paz, dando continuidade a uma iniciativa que teve o seu início em Loures, em 20 de Outubro de 2018.

Às doze entidades promotoras (CPPC, C.M. Setúbal, C.M. Loures, CGTP-IN, CPCCRD, FENPROF, JOC, OCPM, MDM, Municípios pela Paz, MPPM e URAP) juntaram-se largas dezenas de outras que deram o seu apoio e se fizeram representar na iniciativa.

Na sessão de abertura, com as organizações promotoras representadas no palco, intervieram Maria das Dores Meira, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, e Ilda Figueiredo, Presidente do CPPC.

A primeira sessão debateu o tema «Paz e Desarmamento». A mesa, presidida por Baptista Alves (Conselho Português para a Paz e Cooperação), incluía ainda Regina Marques (Movimento Democrático de Mulheres), Joaquim Santos (Presidente da C.M. Seixal pelo Movimento Municípios pela Paz) e Anabela Carlos (União de Resistentes Antifascistas Portugueses).

Carlos Almeida, em representação do MPPM, interveio nesta sessão.

A segunda sessão tratou da «Cultura e Educação para a Paz». A mesa era composta por Isabel Graça (Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto), que presidiu, Bernardino Soares (Presidente da C.M. Loures), José Costa (FENPROF) e Gabriel Esteves (Juventude Operária Católica).

«Solidariedade e Cooperação» foi o tema da terceira sessão cuja mesa, presidida por Eugénia Quaresma (Obra Católica Portuguesa para as Migrações), integrava também Isabel Camarinha (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional), Jorge Cadima (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente) e Ricardo Oliveira (Vereador da C.M. Setúbal).

Além das intervenções dos membros dos diferentes painéis, registaram-se cerca de três dezenas de outras intervenções, todas seguidas com muito interesse pela assistência que preencheu integralmente a lotação permitida pelas autoridades sanitárias.

A situação na Palestina, além de tratada pelos dois representantes do MPPM, foi ainda abordada por diversos outros oradores.

O Encontro aprovou um «Apelo à defesa da Paz» e terminou com um momento cultural de música e dança que evocou a recente agressão de Israel contra Gaza.

Seguiu-se um Desfile pela Paz, pelas ruas de Setúbal, que teve início no Fórum Municipal Luísa Todi e terminou junto ao Monumento à Resistência Antifascista, à Liberdade e à Democracia, com a leitura do «Apelo à defesa da paz».
 

Print Friendly, PDF & Email
Share