Serão de Cultura Palestina na AJA Lisboa

 Cultura Palestina na AJA Lisboa 24 Mar 2023

O MPPM promoveu ontem, sexta-feira, no Núcleo de Lisboa da Associação José Afonso, um Serão Cultural Palestino com música, poemas e gastronomia.

Teresa Palma Fernandes apresentou a sessão, que começou com uma referência a José Afonso, o patrono do local onde no encontrávamos, fazendo-se ouvir a sua canção «Os Fantoches de Kissinger» em que a certa altura canta: «Na ponta duma espingarda o Povo da Palestina / Mandou a Golda Meir uma mensagem divina».

Seguiu-se a projecção do documentário «A Cultura Palestina» produzido pelo MPPM.

O actor Marques d’Arede deu início à leitura de poemas, começando por dizer, de Guadalupe Portelinha, o poema «Ao Ahmed, Criança da Palestina».

A actriz Maria Emília Castanheira juntou-se-lhe, então, para dizerem poemas de diversos autores palestinos. Mazen Sabra, palestino residente em Portugal, acompanhou-os no alaúde.

A concluir, tivemos várias interpretações do célebre poema «À Minha Mãe», de Mahmoud Darwich.

Primeiro, Mazen Sabra interpretou a versão musicada de Marcel Khalife; de seguida, Maria Emília Castanheira e Marques d’Arede deram voz ao poema, em português e, a finalizar, Adel Sidarus disse o poema em árabe.

Mazen Sabra fechou o espaço dedicado à poesia interpretando no alaúde uma canção de sua autoria.

Seguiu-se uma prova de gastronomia palestina em que o chá de menta acompanhou os wraps de falafel e os dips de pita em hummus, culminando com uma selecção de doces palestinos.

Concluiu-se da melhor maneira esta homenagem, através da sua cultura, a um povo que tem conseguido manter, através de décadas de sofrimento, de perseguição e de exílio, a sua identidade própria e a sua fidelidade à terra-mãe, sistematicamente espoliada, destruída e ocupada.

Print Friendly, PDF & Email
Share