Seminário «Palestina: História, Identidade e Resistência de um País Ocupado»
A Câmara Municipal do Seixal, em parceria com o MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente – e com o CPPC – Conselho Português para a Paz e Cooperação – promoveu a realização do Seminário «Palestina: História, Identidade e Resistência de um País Ocupado», no dia 30 de Novembro, no Auditório do edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.
O Seminário foi transmitido directamente em streaming e está disponível no YouTube [ver Parte I] [ver Parte II].
A Sessão de Abertura iniciou-se com a intervenção do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, a que se seguiram o embaixador da Palestina, Nabil Abuznaid [ver], a presidente do CPPC, Ilda Figueiredo [ver], e a presidente do MPPM, Maria do Céu Guerra [ver].
O primeiro painel, intitulado «História, Geografia e Religiões na Palestina», tinha por objectivo a apresentação dos factos históricos, geografia e religiões, descobrindo os mitos em torno da questão palestina. Foi moderadora Manuela Calado, vereadora de Educação, Desenvolvimento Social, Juventude e Gestão Urbanística [ver].
Adel Sidarus, professor (jubilado) de Estudos Islâmicos na Universidade de Évora e vice-presidente do MPPM, esboçou a história das três grandes religiões monoteístas e a forma como interagiram na Palestina [ver].
Carlos Almeida, Historiador, investigador na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e vice-presidente do MPPM, abordou os acontecimentos marcantes na história da Palestina nos últimos 100 anos [ver].
Dima Mohamed, palestina, investigadora de pós--doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, analisou e desconstruiu alguns dos mitos em que assenta a narrativa sionista [ver].
Seguiu-se um período de debate [ver].
O segundo painel tinha por título «A Vida Quotidiana na Palestina de Hoje» e abordou o dia a dia na Palestina, o como ser palestino condiciona, ou não, a vida dos habitantes naquela região, introduzindo a visão e testemunho de quem lá esteve e tomou contacto com aquela realidade. Moderou o painel Alexandre Abreu, investigador e professor do Instituto Superior de Economia e Gestão [ver].
De seguida, intervieram:
José Manuel Rosendo, jornalista da RTP, com várias missões de serviço na Palestina e no Médio Oriente [ver].
Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela, que recentemente participou na Conferência «Jerusalém Capital Eterna da Palestina» em Ramala [ver].
Bruno Dias, deputado e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina, membro da Direcção Nacional do MPPM, que esteve na Palestina numa visita oficial deste grupo parlamentar [ver].
Fernando Quaresma, membro da Direcção Nacional do MPPM, que foi estudante de Erasmus na Palestina [ver].
Ahmed Alsafadi, jordano-palestino, voluntário da R@to – Associação para a Divulgação Cultural e Científica, que relatou o caminho da sua família para o exílio [ver].
A sessão da tarde iniciou-se com o terceiro painel, «A Causa Palestina – Solidariedade e Ações de Apoio à Implementação dos Acordos Internacionais», em que se procurou discorrer sobre as diversas formas de solidariedade, as formas de actuação de diversas organizações neste âmbito, com o intuito de dar a conhecer o que se tem feito e eventualmente construir pistas para novas intervenções de solidariedade com o povo palestino. Moderou este painel Tiago Vieira, sociólogo [ver].
Por impossibilidade de se fazer representar neste Seminário, o escritório das Nações Unidas para Portugal enviou um filme com uma mensagem de António Ferrari, assessor de comunicação da ONU para Portugal, que foi exibido de seguida [ver].
Intervieram, depois:
Regina Marques, em representação do MDM – Movimento Democrático de Mulheres [ver].
Fernando Maurício, em representação da CGTP-IN – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses [ver].
Charlotte Kates, coordenadora internacional da Samidoun – Rede de Apoio aos Presos Políticos Palestinos [ver].
Padre Pedro Cerantola, pároco da Amora, membro da Congregação Scalabriniana do Seixal [ver].
Jorge Cadima, em representação do MPPM [ver].
Os trabalhos do Seminário terminaram com a apresentação das Conclusões [ver].
Seguiu-se, a fechar, um momento de Poesia Palestina em que Maria do Céu Guerra disse dois poemas: «Bilhete de Identidade», de Mahmoud Darwich, e «Nós Ensinamos Vida, Senhor», de Raffed Zihad [ver].
Por fim, no átrio do edifício dos Serviços Centrais, foi inaugurada a Exposição «Esta Bandeira da Esperança», produzida pelo MPPM.