Secretário-Geral da OLP denuncia encerramento por Israel de instituição palestina em Jerusalém Oriental

As autoridades israelitas selaram e fecharam, na terça-feira 14 de Março, o Departamento de Sistemas de Informação Cartográfica e Geográfica da Sociedade de Estudos Árabes em Jerusalém Oriental ocupada. Na altura a polícia deteve o director do centro, Khalil Tufakji, e apreendeu documentos, computadores e equipamentos de escritório.
O secretário-geral da OLP, Saeb Erekat, denunciou num comunicado o encerramento da instituição e a «detenção ilegal» de Tufakji, «um distinto estudioso de Jerusalém».
A questão de Jerusalém é desde há décadas um ponto central do desacordo entre palestinos e israelitas. Israel ameaça o estatuto dos lugares religiosos não judaicos da cidade, ao mesmo tempo que prossegue a «judaização» de Jerusalém Oriental através da construção de colonatos e da demolição maciça de casas palestinas.
A Sociedade de Estudos Árabes é um departamento académico que fazia parte da Orient House, uma instituição localizada na Cidade Velha de Jerusalém Oriental ocupada que serviu de sede não oficial da Organização de Libertação da Palestina (OLP) nas décadas de 1980 e 1990, até ser forçada a fechar por Israel em 2001.
Saeb Erekat afirmou que este «acto provocatório das forças de ocupação israelitas nos recorda a presente campanha de Israel para privar os palestinos de Jerusalém Oriental ocupada, a capital do Estado da Palestina, de qualquer voz, das suas instituições e organizações nacionais, num esforço para apagar qualquer presença palestina na cidade».
O secretário-geral da OLP condenou «as sistemáticas medidas israelitas contra a presença palestina em Jerusalém Oriental ocupada», que visam «enterrar a solução de dois Estados, consolidar o regime de apartheid de Israel na cidade ocupada, assim como no resto da Palestina ocupada, e têm o objectivo de criar uma minoria demográfica palestina».

Print Friendly, PDF & Email
Share