Reportagem «Palestina, histórias de um país ocupado» vence Prémio Gazeta Revelação

A série áudio-documental Palestina, histórias de um país ocupado, de Ricardo Esteves Ribeiro, foi a vencedora do prémio Gazeta Revelação 2018, uma das categorias dos mais importantes prémios do jornalismo português. 
 
«O trabalho, gravado entre Ramallah, Hebron, Belém e Jerusalém, dá voz a quem resiste à ocupação israelita, com a indispensável contextualização histórica», diz o comunicado do Clube dos Jornalistas, entidade responsável pelos prémios.
 
A reportagem distinguida foi publicada em seis episódios, entre 15 de Maio de 2018 e 2 de Agosto de 2018, na plataforma digital Fumaça.
 
«A reportagem foi realizada em setembro de 2017. Durante dez dias, o Ricardo Esteves Ribeiro e a Maria Almeida estiveram entre Ramallah, Belém, Hebron e Jerusalém para perceberem como vive a Palestina ocupada», informa o comunicado publicado no site da Fumaça. «Dessa viagem saiu a primeira grande investigação Fumaça. Contámos as vidas e as voltas de uma usurpação, através das vozes de quem lhe resiste.» 
 
O premiado, Ricardo Esteves Ribeiro, sublinha que «o tratamento jornalístico dado à ocupação israelita da Palestina é habitualmente caracterizado, nos meios de comunicação social, como um ‘conflito’. Não é isso que se passa. Não há um conflito, há uma ocupação e há resistência …  Na Palestina, há uma violação constante dos Direitos Humanos, de decisões das Nações Unidas, o uso de violência indiscriminada e gratuita, abusos de toda a espécie, perpetrados por um Estado que ignora as mais elementares regras do Direito Internacional e de respeito pela vida.»
 
Esta reportagem vencera já também, em Novembro de 2018, os prémios do júri e do público (votação online), na categoria «Narrativa Sonora Digital», da 11.ª edição dos Prémios de Ciberjornalismo, do Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber) da Universidade do Porto. 
Print Friendly, PDF & Email
Share