Prossegue no Porto campanha de solidariedade com a Palestina
Mais de duzentas pessoas, sem contar com transeuntes em hora de ponta, participaram, no dia 22 de Outubro, em mais uma concentração-protesto realizada no Porto, no âmbito da “Campanha de Solidariedade com o Povo Palestino – Todos pela Palestina! Fim ao genocídio! Fim à ocupação!”, que está em curso por todo o país e que culminará a 29 de Novembro, Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino, com grande manifestações no Porto e em Lisboa.
“Paz no Médio Oriente, Palestina independente!”, “Israel é culpado por um povo massacrado!”, “Paz sim, guerra não!” e “Palestina vencerá!” foram apenas quatro das palavras de ordem escutadas nesta concentração que teve lugar na Praceta da Palestina, no Porto (esquina da Rua de Sá da Bandeira com a Rua de Fernandes Tomás), marcada pelo tom combativo e solidário, não obstante as condições atmosféricas pouco favoráveis.
Francisco Aguiar, da associação juvenil Projecto Ruído iniciou as intervenções e assegurou as transições de palavra. Intervieram ainda Paulo Carvalho, pela União dos Sindicatos do Porto/CGTP, Álvaro Pinto pelo MPPM e Manuela Branco Santos, pelo Conselho Português para a Paz e a Cooperação. Entre outros aspectos, todos os intervenientes abordaram criticamente, do ponto de vista político, o actual “processo de Paz” e denunciaram a sua violação por Israel, com a complacência dos EUA e da EU.
Uma concentração que é um bom prenúncio para as manifestações do próximo dia 29 de Novembro.