Presidente da Autoridade Palestina diz que «hoje é o dia em que os Acordos de Oslo terminam»

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas criticou hoje severamente os chamados esforços de paz no Médio Oriente do presidente estado-unidense Donald Trump. «O acordo do século é a bofetada do século e nós não o aceitaremos», declarou Abbas, referindo-se à promessa de Trump de alcançar o «acordo supremo».
Abbas afirmou que «hoje é o dia em que os acordos de Oslo terminam. Israel matou-os. Somos uma autoridade sem autoridade e uma ocupação sem qualquer custo. Trump ameaça cortar o financiamento da autoridade porque as negociações falharam. Quando diabo é que as negociações começaram?!»
E prosseguiu: «A nossa posição é um Estado palestino nas fronteiras de 67 com capital em Jerusalém Oriental e a aplicação de decisões da comunidade internacional, bem como uma solução justa para os refugiados.»
Mahmoud Abbas falava em Ramala numa reunião do Conselho Central Palestino (instância de direcção da OLP entre reuniões do Conselho Nacional Palestino), que deverá prolongar-se até amanhã, tendo como pano de fundo a declaração de 6 de Dezembro do presidente dos Estados Unidos reconhecendo Jerusalém como capital de Israel e as consequências que daí decorrem para toda a realidade surgida com os Acordos de Oslo dos anos 1990.
A Autoridade Palestina foi formada na sequência dos Acordos de Oslo, assinados entre Israel e a OLP no início dos anos 1990, que se propunham resolver a questão israelo-palestina. Na realidade, ao longo dos anos o chamado «processo de paz» posterior a Oslo converteu-se numa expressão oca que apenas serviu para prolongar e encobrir a intensificação da colonização e o prosseguimento da ocupação israelita.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share