Poeta palestino Mosab Abu Toha galardoado com o prémio Pulitzer

O poeta palestino Mosab Abu Toha foi galardoado com o Prémio Pulitzer por ensaios publicados na revista The New Yorker «sobre a carnificina física e emocional em Gaza que combinam a reportagem profunda com a intimidade das memórias para transmitir a experiência palestina de mais de um ano e meio de guerra com Israel.»

Abu Toha escreveu na rede X: «Acabo de ganhar um Prémio Pulitzer de Comentário. Que traga esperança / Que seja um conto», no que parecer ser uma homenagem ao seu colega poeta palestino Refaat Alareer, foi morto num ataque israelita em Gaza em Dezembro de 2023, cujo último poema se intitulava «Se eu tiver de morrer, que seja um conto».

Mosab Abu Toha, 32 anos, é um poeta, contista e ensaísta palestino de Gaza. É o autor de Things You May Find Hidden in My Ear: Poems from Gaza (2022, City Lights), que ganhou o Prémio do Livro da Palestina de 2022. É o fundador da Biblioteca Edward Said e, de 2019 a 2020, foi poeta visitante e bibliotecário residente na Universidade de Harvard.

Foi detido em 2023 pelas forças israelitas num posto de controlo quando tentava fugir da sua casa em Beit Lahia, no norte de Gaza, com a sua mulher, Maram, e os seus três filhos pequenos. Conseguiu sair e fugir para os EUA depois de amigos no estrangeiro terem exercido pressão para a sua libertação.

Escreveu sobre a luta dos membros da sua família para encontrar comida em Gaza, justaposta às memórias das refeições quotidianas antes da guerra. Também escreveu sobre a suspeita e as indignidades que ele e outros palestinos enfrentam fora da sua terra natal.

Nos últimos meses, grupos de direita nos EUA apelaram à deportação de Abu Toha, no âmbito de uma campanha de Donald Trump contra os não-cidadãos críticos de Israel. O autor cancelou eventos em universidades nos últimos meses, alegando receio pela sua segurança.

Os vencedores do prémio Pulitzer, que tem o nome do editor de jornais húngaro-americano Joseph Pulitzer, são seleccionados por um conselho de jornalistas e académicos e anunciados anualmente na Universidade de Columbia.

Quinta, 08 de Maio de 2025 - 18:13