«Pelas Crianças de Gaza»: Handala está de regresso a Oslo

Handala, a embarcação da Freedom Flotilla Coalition (Coligação Flotilha da Liberdade) que no próximo ano vai navegar até Gaza, completou a sua digressão de mais de dois meses pelo Norte da Europa para sensibilizar as populações para a sua missão.

Depois de deixar Roterdão em 29 de Julho, em 1 de Agosto estava em Hamburgo (Alemanha). A tripulação recebeu muitos visitantes a bordo, incluindo cinco senhoras palestinas que levaram comida palestina. No dia seguinte a tripulação esteve na universidade, onde a sua apresentação da missão foi muito bem acolhida.

Na sexta-feira 4 de Agosto o Handala saiu de Hamburgo para Copenhaga (Dinamarca), onde chegou dois dias depois.

A Free Gaza Denmark organizou um acto público para acolher a embarcação. Torstein Dahle falou sobre a situação na Palestina e a importância do trabalho de solidariedade com que o Ship to Gaza contribui. Artistas locais contribuíram com as suas pinturas para a decoração do navio e muitos dos participantes puderam subir a bordo para ver o Handala mais de perto e falar com a tripulação.

A etapa seguinte foi atrasada devido ao mau tempo, e a chegada a Halmstad (Suécia) só se verificou na quinta-feira, dia 10 de Agosto.

No entanto, não obstante o adiamento da chegada, a Ship to Gaza Sweden conseguiu reprogramar as actividades previstas e foi em ambiente de festa que o Handala foi recebido. O cais estava cheio de gente a cantar e a dançar. A música palestina ecoava no cais e tanto suecos como palestinos dançavam, enquanto tremulavam centenas de bandeiras palestinas. Seguiu-se um concerto pelo famoso artista Mikael Wiehe, um activista de longa data que apoia a causa palestina de todo o coração. O concerto emocionou toda a audiência.

O Handala seguiu depois para Gotemburgo (Suécia), onde também o esperava uma recepção calorosa.

As crianças foram o centro das atenções quando o Handala chegou a Gotemburgo em 11 de Agosto. Os palestinos apareceram em força e as crianças cantaram e a dançaram durante várias horas. Várias outras organizações palestinas, como a Associação das Mulheres Palestinas, também compareceram em força.

O grupo palestino de Gotemburgo foi responsável pelo último dos três dias em que o Handala visitou a cidade, e houve uma enorme afluência de visitantes que quiseram entrar, cumprimentar e olhar para o barco. Os organizadores enviaram uma mensagem a todos para se despedirem do Handala com flores e o barco estava coberto de rosas e balões à partida de Gotemburgo.

No início do dia, um artista de graffiti chegou e acrescentou mais uma bela pintura ao barco. O grupo da Palestina também organizou para que as crianças subissem a bordo e desenhassem e pintassem saudações para as crianças da Palestina. O refeitório encheu-se de crianças que queriam pintar para a Palestina. Os seus desenhos decoram agora as paredes do refeitório.

A viagem do Handala terminou na segunda-feira, 14 de Agosto, em Oslo, dois meses depois de ali a ter iniciado.

Leia também:

Flotilha da Liberdade navega pelas crianças de Gaza
Flotilha da Liberdade visita Southampton e Roterdão


Encontra uma informação mais detalhada sobre a viagem do Handala no site da FFC.


Para mais informações sobre a Flotilha da Liberdade de 2023, consulte as FAQ e siga a FFC no Twitter, no Facebook ou no Instagram.


Fotos: Ship to Gaza Norway, Ship to Gaza Sweden

Print Friendly, PDF & Email
Share