Parlamento israelita aprova proibição de entrada a partidários do boicote de Israel ou dos colonatos

O Parlamento israelita (Knesset) aprovou na segunda-feira 6 de Março uma lei que proíbe a entrada em Israel e nos territórios palestinos ocupados de estrangeiros que apoiem o boicote económico, cultural ou académico a Israel ou aos ilegais colonatos israelitas nos territórios palestinos ocupados.
Segundo o jornal israelita Haaretz, a lei foi aprovada em leitura final por 46 votos a favor, com 28 votos contra.
Israel tem intensificado o combate no plano legislativo contra o movimento BDS (boicote, desinvestimento e sanções). Em Janeiro de 2016, o Knesset realizou uma conferência para discutir modos de combater o BDS e consagrou a essa matéria 100 milhões de shekels (25 milhões de euros) do orçamento do governo.
O Haaretz considera que, pela sua redacção, a nova lei abre a porta à eventual utilização contra palestinos que vivem em Israel com o estatuto de residente não permanente. Em Maio de 2016, as autoridades israelitas recusaram-se a renovar os documentos de viagem de um fundador do movimento BDS, Omar Barghouti, que é residente permanente em Israel, e de Mahmoud Nawajaa, coordenador-geral do Comité Palestino do BDS.
Print Friendly, PDF & Email
Share