Palmela solidária com a Palestina assinala «Dia da Terra»

O Dia da Terra palestina foi hoje assinalado com o descerramento de uma placa comemorativa junto a uma oliveira dedicada à Palestina, propositadamente plantada para o efeito numa praça de Quinta do Anjo (a "Rotunda do Ovelheiro), no concelho de Palmela.
O Dia da Terra, 30 de Março, simboliza a luta do povo palestino pelo direito aos seus lares, às suas terras de cultivo, à sua Pátria, e marca o dia de 1976 em que as autoridades israelitas mataram seis palestinos por ocasião de uma greve geral contra a expropriação de grandes extensões de terras de palestinos na Galileia.
Esta iniciativa, organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Palmela, Missão Diplomática da Palestina, MPPM e CGTP-IN, revestiu-se de grande valor simbólico e solidário, dada a relevância emocional, cultural e económica da oliveira para o povo da Palestina e também para o povo português.
Ao mesmo tempo, um grupo de jovens de Quinta do Anjo pintava um painel evocativo da luta do povo palestino.
Evocando o Dia da Terra e a solidariedade com a luta do povo palestino, usaram da palavra: Adel Sidarus, vice-presidente do MPPM; João Barreiros, membro do Conselho Nacional da CGTP-IN; Fadi Alzaben, conselheiro da Missão Diplomática da Palestina; e Álvaro Manuel Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela.
Uma aluna do Colégio Islâmico de Palmela leu um poema dedicado à causa palestina, em nome do grupo de jovens deste estabelecimento de ensino ali presentes.
De seguida, os numerosos participantes visitaram a exposição «Gaza 2014 — Testemunho de uma Agressão», que estará patente no Centro de Recursos para a Juventude de Quinta do Anjo até ao final de Abril.
No final foi servido um lanche com especialidades palestinas.
Print Friendly, PDF & Email
Share