Palestinos assinalam 13.º aniversário da morte de Yasser Arafat

Milhares de palestinos assinalaram hoje a morte do dirigente histórico Yasser Arafat, ocorrida há 13 anos. Um dos fundadores da Fatah, Arafat morreu em 11 Novembro de 2004 num hospital perto de Paris, pairando a suspeita de que foi envenenado pelos serviços secretos de Israel. Continua a ser uma figura de referência para os palestinos.
A comemoração ocorreu no contexto do processo de reconciliação entre movimentos palestinos rivais. Depois de uma década de oposição, por vezes violenta, o Hamas e a Fatah — que domina a Autoridade Palestina — estão envolvidos num processo em que a AP deve retomar o controlo de Gaza em 1 de Dezembro. Trata-se no entanto de um processo difícil e complexo, que está ainda a dar os primeiros passos
Na Faixa de Gaza, milhares de pessoas responderam ao apelo da Comissão Islâmica Nacional para o Desenvolvimento e a Solidariedade Social (Takaful), liderada Mohammed Dahlan, antigo alto dirigente da Fatah na Faixa de Gaza. Outrora homem de confiança do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, Dahlan foi mais tarde expulso da Fatah e está agora exilado nos Emirados Árabes Unidos.
Participaram também dirigentes do Hamas e figuras de todas as facções políticas. Os manifestantes brandiam retratos de Arafat e bandeiras palestinas. Num estrado, ao lado de grandes retratos de Arafat viam-se também retratos do cheikh Ahmad Yassin, o líder espiritual do Hamas morto num ataque de helicóptero israelita em Gaza em 2004.
Também na cidade de Ramala, na Margem Ocidental ocupada, teve lugar uma manifestação, organizada pela Fatah e outras facções palestinas, para marcar o 13 º aniversário da morte de Arafat.
Já na cidade de Hebron, também na margem Ocidental ocupada, forças israelitas interromperam a comemoração da morte do líder palestino. Grande número de soldados israelitas cercaram várias escolas, impedindo os estudantes de saírem e lançando granadas de gás lacrimogéneo contra os estudantes e casas particulares.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share