Palestino morre em cadeia de Israel em consequência de tortura, diz organização de defesa dos presos

Um preso palestino mantido em isolamento numa cadeia israelita morreu esta terça-feira, pouco mais de um mês após a sua detenção.

Nassar Majid Taqatqa, de 31 anos, foi preso em 19 de Junho, depois de forças especiais israelitas invadirem a casa da sua família na aldeia de Beit Fajjar, a sul Belém, na Cisjordânia ocupada.

Segundo informações divulgadas pelo Clube dos Presos Palestinos, a sua morte ocorreu em resultado de tortura.

Após ser preso, Taqatqa foi transferido para o centro de interrogatórios de Maskubiya e depois para o centro de interrogatórios de Jalameh. Segundo os seus companheiros de prisão, a sua saúde deteriorou-se rapidamente devido aos constantes interrogatórios.

Em 9 de Julho foi transferido para uma cela na seção «Maabar» do centro de detenção de Megiddo. Ele foi severamente espancado pelos guardas prisionais e acorrentado à cama. Na quinta-feira passada, 11 de Julho, a administração penienciária recusou-se a transferi-lo para secções públicas sob o pretexto de que estava a ser castigado. No domingo, foi transferido de maca para o centro de detenção «Maabar» da prisão de Megiddo e colocado na cela sob controlo especial devido ao seu estado de saúde.

Foi mais tarde transferido para o hospital de Ramle, tendo na terça-feira de manhã sido anunciada a sua morte numa cela do campo de detenção de Nitzan al-Ramla.

O Clube dos Presos confirmou que Taqatqa foi torturado no centro de detenção de Megiddo antes da sua morte, e segundo informações preliminares terá sofrido fracturas dos membros como resultado de tortura.

Qadoura Fares, dirigente do Clube dos Presos, afirmou que as autoridades israelitas usam sistematicamente a tortura contra presos palestinos, tanto psicológica como física. Há centenas de testemunhos de tortura de presos ao longo de décadas, em violação das disposições do direito e das convenções convenções internacionais, que proíbem a tortura.

A morte de Taqatqa eleva para 220 o número de presos palestinos que morreram nas cadeias de Israel desde 1967, informa a Addameer (Associação de Apoio e Direitos Humanos dos Presos). Desses, 60 terão morrido devido a negligência médica e outros 73 como resultado de tortura.

Segundo a Addameer, há actualmente 5250 presos políticos palestinos nas cadeias de Israel, incluindo 205 menores e 44 mulheres.

O Departamento Central de Estatísticas da Palestina calcula que Israel prendeu cerca de um milhão de palestinos desde 1948.

Print Friendly, PDF & Email
Share