The Palestinian Museum recebe Prémio de Práticas Museológicas de Excelência (OMPA) 2025

O Comité Internacional para Museus e Colecções de Arte Moderna (CIMAM) anunciou no dia 28 de Novembro, em Turim, The Palestinian Museum como um dos três galardoados com o Prémio de Práticas Museológicas de Excelência 2025 pela sua exposição «Gaza Remains the Story». 

Desde a sua criação em 2021, o OMPA é uma das principais distinções globais no sector museológico e tem procurado celebrar e destacar práticas museológicas exemplares, reconhecendo projectos que podem servir de inspiração para a comunidade museológica internacional. O prémio visa homenagear práticas que sejam não apenas inovadoras, mas também sensíveis ao contexto, replicáveis, sustentáveis e capazes de promover mudanças estruturais duradouras.

Suzanne Cotter, directora do Museu de Arte Contemporânea da Austrália e presidente do Comité OMPA do CIMAM, declarou: «Numa época de imensa incerteza e desafios no mundo, o prémio é uma celebração e um sinal de promessa para os museus como instituições que podem fazer a diferença para as pessoas e comunidades e ser agentes de afirmação e da nossa humanidade comum.»

The Palestinian Museum

O Comité elogiou a capacidade do The Palestinian Museum para redefinir o papel dos museus como espaços de sobrevivência e resistência, desempenhando um papel vital na afirmação do património cultural e da memória colectiva. Operando em circunstâncias extremas, o museu conseguiu cuidar e mobilizar as comunidades locais, ao mesmo tempo que aumentou a visibilidade da sua missão. 

Para o Comité, The Palestinian Museum corporiza os fundamentos essenciais do projecto museológico em todas as civilizações: preservar um legado que possa falar às gerações futuras. Ao escolher um formato digital em vez de um físico, o museu conseguiu comunicar a sua visão de forma mais eficaz e ampla, oferecendo um modelo inovador como forma de continuar a cumprir a sua missão.

As suas estratégias adaptativas demonstram como os museus podem permanecer vitais mesmo em circunstâncias extremas, oferecendo um modelo de resiliência e empoderamento que fala aos desafios do nosso tempo.

O contexto subjacente ao projecto

Durante a guerra genocida na Faixa de Gaza, The Palestinian Museum foi forçado a fechar as suas portas devido às condições políticas e às restrições de circulação impostas pela ocupação, ao mesmo tempo que os acessos ao Arquivo Digital do Museu Palestino aumentaram vinte vezes.

Perante isto, o Museu redefiniu o seu papel como fonte de conhecimento acessível a todos, em vez de um destino dependente da presença física. Os seus espaços expandiram-se para uma rede global e sem fronteiras que se estende muito além das suas galerias, alcançando qualquer lugar que acolha a narrativa palestina.

O projecto «Gaza Remains the Story»

«Gaza Remains the Story» surgiu como uma expressão directa dessa mudança: uma exposição pronta para impressão, projectada para ser descarregada, produzida e exibida em qualquer lugar do mundo, adaptável a qualquer espaço e exigindo recursos mínimos. 

Desde o seu lançamento, ela foi exibida em mais de 230 locais em 48 países, em ambientes que vão desde museus, universidades e instituições culturais a cafés — e, em algumas cidades, até mesmo nas próprias ruas. Esta presença generalizada reflecte o compromisso do Museu em expandir a narrativa palestina para além das fronteiras políticas, permitindo que cada espaço anfitrião se torne parte de um acto cultural colectivo que resiste ao apagamento e reafirma o lugar da Palestina na consciência global contemporânea.

«Gaza Remains the Story» em Lisboa

No âmbito da IV Arte pela Palestina, o MPPM apresentou na Casa do Comum, em Lisboa, entre 9 e 19 de Outubro de 2025, 22 obras de 21 artistas palestinos contemporâneos, de várias gerações, com ligação a Gaza.

Partindo da vasta exposição «Gaza Remains the Story» produzida por The Palestinian Museum, com o objectivo de mostrar as causas e o contexto da experiência palestina com foco na terra, nos lugares e nas pessoas de Gaza, o MPPM focou-se na secção “Arte e Cultura”, que mostra a resiliência do povo palestino, destacando os seus patrimónios cultural e artístico como expressões da sua profunda ligação à terra e, mais especificamente, nas artes visuais, onde a terra e as suas paisagens naturais servem como temas centrais.

The Palestinian Museum criou esta exposição com o objectivo de informar, educar e apresentar narrativas de locais históricos e tradições culturais de Gaza, ao mesmo tempo que oferece um vislumbre das artes, aspirações e identidade única do seu povo — que subsistem nestes tempos conturbados.

Ler mais:

Gaza Remains the Story: Artistas de Gaza

Outstanding Museum Practice Award Winners 2025

The Palestinian Museum Wins the CIMAM 2025 Outstanding Museum Practice Award for its “Gaza Remains the Story” exhibition

Terça, 02 de Dezembro de 2025 - 16:37