The Palestinian Museum recebe Prémio de Práticas Museológicas de Excelência (OMPA) 2025
O Comité Internacional para Museus e Colecções de Arte Moderna (CIMAM) anunciou no dia 28 de Novembro, em Turim, The Palestinian Museum como um dos três galardoados com o Prémio de Práticas Museológicas de Excelência 2025 pela sua exposição «Gaza Remains the Story».
Desde a sua criação em 2021, o OMPA é uma das principais distinções globais no sector museológico e tem procurado celebrar e destacar práticas museológicas exemplares, reconhecendo projectos que podem servir de inspiração para a comunidade museológica internacional. O prémio visa homenagear práticas que sejam não apenas inovadoras, mas também sensíveis ao contexto, replicáveis, sustentáveis e capazes de promover mudanças estruturais duradouras.
Suzanne Cotter, directora do Museu de Arte Contemporânea da Austrália e presidente do Comité OMPA do CIMAM, declarou: «Numa época de imensa incerteza e desafios no mundo, o prémio é uma celebração e um sinal de promessa para os museus como instituições que podem fazer a diferença para as pessoas e comunidades e ser agentes de afirmação e da nossa humanidade comum.»
The Palestinian Museum
O Comité elogiou a capacidade do The Palestinian Museum para redefinir o papel dos museus como espaços de sobrevivência e resistência, desempenhando um papel vital na afirmação do património cultural e da memória colectiva. Operando em circunstâncias extremas, o museu conseguiu cuidar e mobilizar as comunidades locais, ao mesmo tempo que aumentou a visibilidade da sua missão.
Para o Comité, The Palestinian Museum corporiza os fundamentos essenciais do projecto museológico em todas as civilizações: preservar um legado que possa falar às gerações futuras. Ao escolher um formato digital em vez de um físico, o museu conseguiu comunicar a sua visão de forma mais eficaz e ampla, oferecendo um modelo inovador como forma de continuar a cumprir a sua missão.
As suas estratégias adaptativas demonstram como os museus podem permanecer vitais mesmo em circunstâncias extremas, oferecendo um modelo de resiliência e empoderamento que fala aos desafios do nosso tempo.
O contexto subjacente ao projecto
Durante a guerra genocida na Faixa de Gaza, The Palestinian Museum foi forçado a fechar as suas portas devido às condições políticas e às restrições de circulação impostas pela ocupação, ao mesmo tempo que os acessos ao Arquivo Digital do Museu Palestino aumentaram vinte vezes.
Perante isto, o Museu redefiniu o seu papel como fonte de conhecimento acessível a todos, em vez de um destino dependente da presença física. Os seus espaços expandiram-se para uma rede global e sem fronteiras que se estende muito além das suas galerias, alcançando qualquer lugar que acolha a narrativa palestina.
O projecto «Gaza Remains the Story»
«Gaza Remains the Story» surgiu como uma expressão directa dessa mudança: uma exposição pronta para impressão, projectada para ser descarregada, produzida e exibida em qualquer lugar do mundo, adaptável a qualquer espaço e exigindo recursos mínimos.
Desde o seu lançamento, ela foi exibida em mais de 230 locais em 48 países, em ambientes que vão desde museus, universidades e instituições culturais a cafés — e, em algumas cidades, até mesmo nas próprias ruas. Esta presença generalizada reflecte o compromisso do Museu em expandir a narrativa palestina para além das fronteiras políticas, permitindo que cada espaço anfitrião se torne parte de um acto cultural colectivo que resiste ao apagamento e reafirma o lugar da Palestina na consciência global contemporânea.
«Gaza Remains the Story» em Lisboa
No âmbito da IV Arte pela Palestina, o MPPM apresentou na Casa do Comum, em Lisboa, entre 9 e 19 de Outubro de 2025, 22 obras de 21 artistas palestinos contemporâneos, de várias gerações, com ligação a Gaza.
Partindo da vasta exposição «Gaza Remains the Story» produzida por The Palestinian Museum, com o objectivo de mostrar as causas e o contexto da experiência palestina com foco na terra, nos lugares e nas pessoas de Gaza, o MPPM focou-se na secção “Arte e Cultura”, que mostra a resiliência do povo palestino, destacando os seus patrimónios cultural e artístico como expressões da sua profunda ligação à terra e, mais especificamente, nas artes visuais, onde a terra e as suas paisagens naturais servem como temas centrais.
The Palestinian Museum criou esta exposição com o objectivo de informar, educar e apresentar narrativas de locais históricos e tradições culturais de Gaza, ao mesmo tempo que oferece um vislumbre das artes, aspirações e identidade única do seu povo — que subsistem nestes tempos conturbados.
Ler mais:
Gaza Remains the Story: Artistas de Gaza