Palestina, Resistência e Solidariedade: Ashtar Theatre e Flotilha da Liberdade

O MPPM promoveu, nesta segunda-feira 21 de Julho, um encontro, moderado por Carlos Almeida, entre a resistência palestina, apresentada através da arte – mais concretamente do teatro – numa conversa com os actores-fundadores do Ashtar Theatre, da Palestina, Iman Aoun e Edward Muallem, e a solidariedade internacional representada no documentário «The Voyage of the Handala», um documentário sobre um grupo internacional de activistas e trabalhadores humanitários que navegam da Europa para Gaza para sensibilizar para a situação dos palestinos e quebrar o bloqueio israelita a Gaza, numa projecção que contou com a presença de Jim Koenigsaecker, um dos realizadores.

As actrizes Mónica Lara, Maria Henrique e Inês Louro leram três dos «Monólogos de Gaza», histórias pessoais de 33 jovens estudantes de teatro do Ashtar que foram traduzidas em 14 línguas e representadas em simultâneo a 17 de Outubro de 2010 por mais de 1500 jovens em mais de 60 cidades de 36 países em todo o mundo e que, desde então, não deixaram de ser divulgadas.

Iman Aoun apresentou, então, a actividade do Ashtar que vai muito para lá da formação de actores e da produção de peças juvenis e profissionais de alta qualidade. O Ashtar tem um forte compromisso com a comunidade envolvendo trabalho com crianças, jovens e comunidades vulneráveis em áreas urbanas e rurais da Palestina. O Ashtar tem um projecto de apoio de saúde mental e acção psicossocial dirigido a crianças refugiadas. 

O Ashtar destaca-se ainda como um agente de mudança na Palestina, na escola do Teatro do Oprimido, tendo desenvolvido o Teatro Fórum, um género que promove um diálogo mais activo e um compromisso com a mudança na sociedade, envolvendo o público na interacção em palco com questões sociais e políticas essenciais, transformando um público normalmente passivo em participante proactivo e envolvido. 

Como projecto de futuro, o Ashtar está a lançar, em parceria com a Escola de Circo Palestina, a Aldeia e Academia de Artes Performativas, em Birzeit. 

«The Voyage of the Handala» - uma viagem que passou por Lisboa

Foi de seguida exibido o documentário «The Voyage of the Handala» que retrata a viagem que esta embarcação da coligação Flotilha da Liberdade efectuou, no Verão de 2024, em que visitou vários portos da Europa, numa missão de sensibilização e criação de solidariedade para a dramática situação na Faixa de Gaza qua afecta muito particularmente as crianças.

Nessa digressão, entre 3 e 7 de Julho de 2024 o Handala esteve em Lisboa onde cumpriu um programa organizado por MPPM, CPPC, CGTP-IN e Projecto Ruído que incluiu, nomeadamente, uma audiência na Assembleia da República, a participação numa acção de apoio à luta do povo palestino, no Rossio, em Lisboa, um encontro com crianças do espaço educativo da Graça d’A Voz do Operário, um encontro com representantes de várias organizações, na Biblioteca da Casa do Alentejo e a participação, com o MPPM, na Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa (MOL). 

Seguiu-se um espaço de diálogo em que Dima Mohammed, investigadora e activista palestina residente em Portugal, conversou com Carlos Almeida, do MPPM, e com Jim Koenigsaecker, co-realizador do documentário.

Terça, 22 de Julho de 2025 - 20:35