Palestina no cinema, na pintura e em debate, entre Lisboa e Sintra

A partir de 13 de Novembro, a Palestina e, em particular a Faixa de Gaza, vai estar em foco numa exposição de pintura, em dois filmes e em dois debates, em Lisboa e em Sintra. A sociedade civil portuguesa está cada vez mais empenhada na promoção da causa do povo palestino, em flagrante contrate com a indiferença das instâncias oficiais.


Exposição | Arte entre Ruínas: Sublimação Artística na Faixa de Gaza - Malak Mattar

Vernissage Domingo, 13 de Novembro
Patente até Domingo, 29 de Janeiro de 2023
MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Povoada pelas palavras poéticas e pinturas de Malak Mattar, esta exposição envolve-nos no tenso ambiente da Faixa de Gaza. Nascida numa das regiões mais conturbadas e policiadas mundialmente, Malak testemunhou os avanços da ocupação territorial e o progressivo controlo militar no seu país. Efetivamente, a situação é a de uma ‘prisão a céu aberto’. Como toda a população local, a pintora é afetada pela restrição do acesso a bens essenciais, e dependente de vistos muito dificilmente atribuídos para qualquer visita ao estrangeiro - semelhante à imposição de um confinamento prisional sobre o território.

Esta vulnerabilidade palestiniana a destrutivos ataques aéreos, ao violento policiamento e à penalização e aprisionamento abusivos da população por parte de Israel é captada no trabalho de Malak, que nos apresenta uma dicotomia de inquietante isolamento e simultânea esperança de uma conciliação pacífica. Sob a envolvência sonora da cidade de Gaza, as figuras palestinianas que compõem as suas telas - maioritariamente mulheres de olhar expressivo e penetrante - criam, ainda assim, composições de um afeto familiar, numa palete de cores quentes e símbolos de paz e harmonia natural.

Nas palavras da artista, ela “não pinta apesar da guerra e ocupação; [mas sim] por causa dessa guerra e ocupação”, num esforço documental que ultrapassa a efémera vida humana. Em diálogo com o programa ‘Romper as Grades’ do LEFFEST 2022, o trabalho de Malak expõe, assim, a injustiça aprisionante que envolve os habitantes de Gaza e a ‘libertação’ ambicionada pela sua prática artística.


Conversa | Faixa de Gaza, Prisão a Céu Aberto?

Quarta-feira, 16 de Novembro, 20h30
Auditório Acácio Barreiros, Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra

Um debate que, no contexto do ciclo Romper as Grades, mais particularmente sobre a Faixa de Gaza, nos faz perceber que as estratégias de controlo coloniais nessa zona são muito similares – ou idênticas – às estratégias de controlo dentro das prisões.

Estendendo essa questão, iremos também conversar sobre a importância e as dificuldades da criação artística num país sob controle colonial, com a pintora e poeta Malak Mattar e o realizador Kamal Aljafari, ambos palestinianos.

«Ser pintor em Gaza é esperar a morte a qualquer momento, sabendo que as tuas pinturas viverão para sempre; é procurar a segurança das tuas pinturas, antes sequer da tua própria. É carregar a dor dos que te rodeiam, desde que acordas até adormeceres; é encontrar escapatória através das tinta e papel cuja entrada quase não é permitida pela ocupação.
É pintar a ansiedade, isolamento e alegria nas faces das pessoas que te rodeiam, exaustos do cerco e da guerra.»

Malak Mattar.


Filme | Erasmus em Gaza

Quinta-feira, 17 de Novembro, 14.30 horas
Cinema São Jorge, Sala 3, Lisboa

Um filme de Chiara Avesani e Matteo Delbò
Espanha (2021) - 55’

Riccardo, um estudante italiano do último ano do curso de medicina, está prestes a fazer o Erasmus. O seu destino: Gaza, uma zona de guerra. Ele quer ser cirurgião e está a escrever a sua tese sobre os ferimentos provocados por balas explosivas. Entrar em Gaza não é fácil. Ao passar a fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, atravessará também a fronteira entre a adolescência e a vida adulta.


Debate | Palestina: Quotidianos e Resistências

Quinta-feira, 17 de Novembro, 16 horas
Cinema São Jorge, Sala 2, Lisboa

Com Antónia Pedroso de Lima (OM, CRIA/ISCTE-IUL), Carlos Almeida (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente; CH ULisboa) | Dima Mohamed (IFILNOVA NOVA FCSH) | Giullia Daniele (CEI-ISCTE)


Filme | Gaza, Meu Amor

Estreia: Quinta-feira, 17 de Novembro
Cinema City Alvalade, Lisboa

Realizado por: Tarzan e Arab Nasser
Produção França, Alemanha, Portugal, Palestina, Qatar, Ficção, 85 minutos

Gaza, nos dias de hoje. O pescador Issa, de sessenta anos, está secretamente apaixonado por Siham, uma mulher que trabalha no mercado com a sua filha Leila.

Quando descobre uma antiga estátua fálica de Apollo nas redes de pesca, Issa esconde-a, sem saber o que fazer com este misterioso e potente tesouro. No entanto, no fundo, sente que a descoberta irá mudar a sua vida para sempre.

Estranhamente, a sua confiança começa a crescer e acaba por decidir aproximar-se de Siham.

Selecção Oficial da Secção Orizontti, no Festival de Veneza 2020. O filme foi posteriormente exibido no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2020, onde ganhou o Prémio NETPAC.

O Algarve proporcionou os locais para as filmagens das cenas situadas nas praias e no mar de Gaza, interditados pelo bloqueio israelo-egípcio.

Print Friendly, PDF & Email
Share