Palestina inicia conversações com Guterres sobre a Conferência Internacional de Paz

O Observador Permanente da Palestina junto das Nações Unidas, Riyad Mansour, disse à Voz da Palestina que está previsto iniciar consultas separadas na próxima semana com o Secretário-Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, e outros membros do Conselho de Segurança para discutir a iniciativa do Presidente Mahmoud Abbas de realizar uma conferência internacional de paz.

O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, no seu discurso gravado em vídeo para a Assembleia Geral das Nações Unidas, na semana passada, tinha apelado ao Secretário-Geral das Nações Unidas para convocar uma conferência internacional, no início do próximo ano, para lançar «um verdadeiro processo de paz» entre Israel e os palestinos.

Abbas exortou Guterres a trabalhar com o Quarteto de mediadores do Médio Oriente - Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU - e o Conselho de Segurança da ONU numa conferência «com plena autoridade e com a participação de todas as partes interessadas, no início do próximo ano, para se empenharem num genuíno processo de paz».

Riyad Mansour, na sua entrevista à Voz da Palestina, assinalou que a Tunísia vai exercer a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU em Janeiro e sugeriu que este é um sinal positivo. Observou também que os seis principais comités da Assembleia Geral da ONU iniciarão os seus trabalhos na próxima semana, e cada um deles terá para discutir resoluções a favor da Palestina.

Mansour referiu-se ainda ao discurso do enviado alemão à Assembleia Geral da ONU, no qual apoiou o apelo de Abbas para uma conferência de paz. A China e a Rússia também manifestaram a sua vontade de participar, acrescentou ele.

Foto: Riyad Mansour no Seminário Internacional organizado pelo MPPM, Lisboa 2012

Print Friendly, PDF & Email
Share