Palestina: Diálogo com Jornalistas na ESCS

Com a colaboração da respectiva Associação de Estudantes e o apoio da Direcção da Escola, o MPPM levou a cabo, no dia 27 de Maio de 2009, na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, um Encontro com os Jornalistas José Manuel Rosendo, da Antena 1 e RTP, e Patrícia Fonseca, da revista Visão.
Bruno Reizinho, da Associação de Estudantes, destacou o interesse da iniciativa para os todos quantos trabalham na Escola por permitir o acesso a informações que não fazem parte do conteúdo habitual dos noticiários. 
A Professora Filipa Subtil, que dirigiu a sessão e moderou o debate, também referiu a expectativa de que esta iniciativa possa contribuir para um melhor conhecimento de uma realidade que tem acompanhado todas as nossas vidas.
Carlos Almeida, que recordou que a primeira visita de Yasser Arafat à Europa foi a Portugal, em 1979, apresentou o MPPM como um movimento cívico que veio suprir a falta de uma organização portuguesa expressamente dedicada à questão palestina. Enfatizou a importância do conhecimento do quotidiano do povo palestino para compreender o sofrimento, as humilhações e a violência de que é vítima, por ser uma informação que, normalmente, está afastada dos órgãos de comunicação que só despertam quando há erupções de violência. Citou alguns exemplos: uma vasta área de uma aldeia palestina foi confiscada para o alargamento de dois colonatos; uma criança morreu enquanto aguardava transporte para um hospital, tornando-se na 337ª vítima da burocracia que Israel impõe ao povo sitiado de Gaza para ter acesso a cuidados médicos no exterior; ou o cancelamento, pela polícia israelita de um Festival Cultural patrocinada pela Unesco e pelo British Council em Jerusalém Oriental. A finalizar, esquematizou a história recente da Palestina em torno de algumas datas-chave.
Print Friendly, PDF & Email
Share