Palestina assume a presidência do Grupo dos 77 + China

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, assumiu hoje formalmente a presidência do Grupo dos 77 e China na ONU.

Na cerimónia de assunção da presidência rotativa anual, secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou «a liderança histórica do Estado da Palestina» como novo Presidente do Grupo dos 77. «A Palestina e os seus cidadãos têm experiência em primeira mão de algumas das questões globais mais desafiadoras e dramáticas que enfrentamos», declarou Guterres.

No seu discurso, o presidente da Autoridade Palestina sublinhou que assumir a presidência do Grupo dos 77 «é, sem dúvida, uma missão importante e uma grande responsabilidade que a Palestina assumirá com humildade, empenho, dedicação e determinação para defender os interesses do Grupo e para reforçar as posições dos seus membros nas Nações Unidas».

Abbas afirmou o compromisso da Palestina com o direito e a legitimidade internacionais e «com uma solução pacífica que ponha fim à ocupação e torne realidade a independência do Estado da Palestina, tendo Jerusalém Oriental como capital, vivendo lado a lado em paz e segurança com o Estado de Israel, com base nas fronteiras de 1967, e permita a resolução justa de todas as questões de estatuto final, incluindo a situação dos nossos refugiados e presos, de acordo com as resoluções internacionais pertinentes».

O Egito foi o presidente anterior deste bloco de 134 países em vias desenvolvimento, mais a China. A decisão de eleger a Palestina como presidente para 2019 do G77, que reconheceu a Palestina como Estado membro em 1976, foi tomada em Setembro de 2018 pelos ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados membros do Grupo.

O Grupo dos 77 é a maior organização intergovernamental dos países em desenvolvimento nas Nações Unidas, que fornece os meios para os países do Sul articularem e promoverem os seus interesses económicos coletivos e melhorarem a sua capacidade de negociação conjunta em todas as principais questões económicas internacionais no sistema das Nações Unidas e promover a cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento.

 

Print Friendly, PDF & Email
Share