«Os povos querem a Paz, não o que a guerra traz!»», no Porto

Concentração Paz Porto - 27 Out 2022

Também no Porto se realizou uma concentração em resposta ao apelo lançado pelo CPPC «Os povos querem a Paz, não o que a guerra traz!». Foi no dia 27 de Outubro, na Praceta da Palestina (Rua Fernandes Tomás com Rua do Bolhão), e o MPPM aderiu ao apelo e esteve presente na concentração.

Este é o texto do apelo:

Os povos querem paz.

No entanto, no actual contexto internacional, continuam e agravam-se diversos conflitos, como na Palestina, no Sara Ocidental, na Síria, no Iémen ou na Ucrânia, com trágicas consequências para os povos.

É instigada a escalada de guerra, fomentada a produção de mais e mais sofisticadas armas, incluindo nucleares, promovido o militarismo – com cada vez mais milhares de milhões a serem entregues ao complexo militar-industrial.

São impostas cada vez mais e mais sanções e bloqueios a países, atingindo profundamente as condições de vida dos seus povos e dos povos por todo o mundo – com as multinacionais da energia, da alimentação ou da distribuição a acumularem fabulosos lucros.

Há que afirmar não à guerra!

É urgente que a diplomacia, os princípios do direito internacional substituam a ingerência externa, a corrida armamentista, a ameaça do uso da força e o uso da força nas relações internacionais.

É necessário que o governo português contribua para a paz, cumprindo os princípios inscritos na Constituição da República Portuguesa.

É necessário afirmar que todos os povos têm direito à paz – condição essencial para a justiça e o progresso social, para o bem-estar de toda a Humanidade.

Assim, apelamos à participação nas acções que se vão realizar nos dias:

26 de Outubro, às 18h00, em Lisboa, no Largo José Saramago

27 de Outubro, às 17h30, no Porto, na Praceta da Palestina (cruzamento da Rua Fernandes Tomás com a Rua do Bolhão)

Pela paz, o diálogo, a solidariedade, a amizade, a cooperação!


Fotos: Henrique Borges

Print Friendly, PDF & Email
Share