O MPPM participa, com muito pesar, o falecimento do seu dirigente Victor Marques

Victor Manuel Monteiro Marques era membro do Conselho Fiscal do MPPM. Faleceu ontem, quinta-feira 7 de Setembro, aos 88 anos, na cidade de Almada onde nasceu e viveu praticamente toda a sua vida.

A causa da solidariedade com o povo palestino terá sido a última que abraçou na parte final de uma vida que, a par de uma muito competente actividade profissional e de uma grande dedicação à sua família, o viu envolvido em inúmeras actividades de apoio e dedicação ao seu próximo.

O Victor Marques aderiu ao MPPM em Junho de 2008, no primeiro ano de actividade como associação formalmente constituída. Em Novembro de 2010 foi eleito Secretário da Mesa da Assembleia Geral. Foi eleito para a Direcção Nacional em Março de 2013, desempenhando funções executivas, até que, em Março de 2023, foi eleito vogal do Conselho Fiscal.

Em todas as funções que desempenhou, a sua inesgotável energia, a sua boa disposição e uma imensa generosidade e disponibilidade para abraçar todas as tarefas, das mais custosas às mais simples, contagiaram todos os que com ele privámos. Victor Marques era um firme, sensível e dedicado militante da causa palestina. Aa suas qualidades humanas, a par da exigência e competência técnica que pautavam o seu trabalho, prestigiaram o MPPM e ficam como exemplo e inspiração para todos os que fazem do compromisso solidário um programa de vida.

Na sua acção cívica, o Victor deixa, igualmente, uma marca indelével na cidade de Almada.

Na sequência do 25 de Abril de 1974, integrando o executivo da Junta de Freguesia, dinamizou iniciativas como o saneamento básico da zona velha de Almada e a recuperação de escolas degradadas do concelho.

Ajudou a impulsionar a edificação, pela Câmara Municipal, de um bairro social para alojamento de famílias que viviam em condições degradantes em bairros de lata.

Na vertente associativa, através da AIPICA — Associação de Iniciativas Populares para a Infância do Concelho de Almada —, que ajudou a constituir e ainda hoje se mantém em actividade, contribuiu para a criação de creches para proporcionar às famílias mais carenciadas um apoio que permitisse conciliar trabalho e vida profissional.

Ainda no campo associativo, merece destaque a sua acção na Academia Almadense, cuja Direcção integrou, e onde esteve ligado à actividade desportiva, tendo fomentado a prática da Ginástica, não só na Academia como por todo o concelho, em especial nas escolas.

O Victor Marques dedicou a maior parte da sua vida profissional à TAP, onde ocupou diversos cargos que desempenhou sempre com elevada competência, devendo-se-lhe o ter impulsionado a empresa para um protagonismo na actividade de manutenção para clientes terceiros que lhe granjeou merecido prestígio internacional.

O Victor será sempre recordado como uma pessoa generosa, competente, sempre disponível para se envolver activamente na realização de uma causa justa e abraçar com entusiasmo os projectos em que se empenhava.

A vigília terá lugar ao fim do dia de hoje, na capela funerária da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção (Igreja Nova de Almada, na Avenida Dom João I), de onde sairá o cortejo fúnebre amanhã, sábado, a partir das 10 horas.)

O MPPM apresenta à família enlutada as suas mais sentidas condolências.

Print Friendly, PDF & Email
Share