O MPPM e a Câmara Municipal da Marinha Grande promovem sessão pública sobre a situação na Palestina, sexta-feira 19 de Setembro às 21 horas, no Auditório do Museu do Vidro
COMUNICADO 07/2008
Presidente da Câmara Municipal modera debate em que participa a Embaixadora da Palestina
O MPPM, Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, promove uma Sessão Pública de Informação e Esclarecimento sobre a Situação na Palestina, na sexta-feira, 19 de Setembro, a partir das 21 horas, no Auditório do Museu do Vidro.
Desde que, em 1948, em violação da Resolução 181 da ONU que previa a partilha em dois Estados, Israel proclamou a independência em 78% do território, forçando ao êxodo centenas de milhar de palestinos, que este martirizado povo vem sofrendo a NAKBA — a catástrofe para os povos árabes. Em 1967, Israel ocupou o restante território: Jerusalém Oriental, Cisjordânia e Faixa de Gaza. O final do século XX e o início deste século não trouxeram solução para o problema palestino: os sucessivos "processos de paz" têm sido um fracasso; proliferaram os colonatos israelitas na Cisjordânia e foi construído o «muro da vergonha»; é recusado o direito de regresso dos refugiados; organiza-se o bloqueio a Gaza, enquanto prosseguem as anexações em Jerusalém Oriental.
Perante isto, a opinião pública portuguesa quer ser informada sobre o que se passa hoje, realmente, nos territórios ocupados da Palestina, em Gaza, na Cisjordânia, e questiona-se quanto ao que pode ser feito em defesa dos direitos do povo palestino e pela construção de um Estado Palestino livre, unido, independente e viável, como condição sine qua non para a Paz no Médio Oriente.
É para responder a estas questões que o MPPM e a CMMG promovem esta sessão, moderada por Aberto Cascalho, Presidente da Câmara Municipal, e que registará intervenções da Embaixadora Randa Nabulsi, Delegada Geral da Palestina, e de Frei Bento Domingues, José Neves e Carlos Silva, membros da Direcção Nacional do MPPM.
Será, ainda, exibido o filme O Muro de Ferro, com a duração de 52 minutos e legendado em português, realizado em 2006 por Muhammed Alatar, que ilustra, de forma sucinta mas esclarecedora, o que tem sido a acção repressiva de Israel sobre o Povo Palestino.
Lisboa, 9 de Setembro de 2008
A Comissão Executiva do MPPM
Terça, 9 Setembro, 2008 - 00:00