O artista palestino Mohammad Joulani faleceu aos 37 anos

O artista palestino Mohammad Joulani faleceu na passada sexta-feira, aos 37 anos de idade, após uma longa batalha contra o cancro. Artista e educador, Joulani era conhecida pelas iniciativas comunitárias locais que trouxeram a arte ao público.

Principalmente pintor, Joulani criou obras que retratavam a sua cidade natal, Jerusalém, e muitas vezes representou-se a si próprio ou a uma figura humana anónima como seu tema, como uma forma de descrever as questões palestinas contemporâneas.

As suas iniciativas comunitárias locais envolveram a pintura dos terraços e das paredes de Jerusalém, particularmente na Cidade Velha. Estes murais eram frequentemente pintados com cores apelativas e continham formas geométricas interligadas, bem como referências à paisagem palestina.

O seu programa do Museu de Rua chamou estudantes dos 13 aos 16 anos para ajudar a criar as obras. Parte de um projecto maior de Cartas a Jerusalém, o objectivo da iniciativa era fomentar um sentido de identidade palestina através de palestras e cursos.

Nascido em 1983, Joulani estudou belas artes na Universidade Al Quds, na cidade de Abu Dis. Em 2011, regressou a esta universidade para ensinar artes visuais até 2013. Entre 2016 e 2018, trabalhou na centenária Friends Boys School em Ramala.

Em 2016, recebeu o Prémio Ismail Shammout, que celebra a arte palestina.

O Ministério da Cultura palestino lamentou a morte de Joulani, dizendo que «a sua morte constitui uma perda para a cena artística e cultural palestina.»

Print Friendly, PDF & Email
Share