No Porto, Mãos pela Paz!

No Jardim da Praça Marquês de Pombal, no Porto, na tarde desta segunda-feira 3 de Junho, houve intervenção política, poesia, música e pintura num evento promovido pelo CPPC, pela USP/CGTP-IN, pelo MPPM e pelo Projecto Ruído-Associação Juvenil, a que se chamou «Mãos pela Paz!».

Com apresentação e moderação de Joana Machado, do Projecto Ruído, intervieram José António Gomes, pelo MPPM, e Ilda Figueiredo, pelo CPPC. Cessar-fogo e abertura total à ajuda humanitária em Gaza, com o fim do genocídio, exigência do reconhecimento do Estado da Palestina pelo governo português, apelo à continuação da solidariedade com a resistência do povo palestino, e apelo à Paz generalizada – foram os pontos dominantes das intervenções.

Leram poemas de sua autoria os escritores Augusto Baptista, Eugénia Soares Lopes e J. J. Silva Garcia. Foram lidos ainda poemas de poetas palestinos pelo poeta José Efe e pelo jornalista e escritor Froufe Andrade.

Outras pessoas como o livreiro Rui Vaz Pinto, o professor universitário Rui Pereira e o professor e dirigente sindical Henrique Borges leram poemas de Jorge de Sena, José Miguel Braga e José do Carmo Francisco.

Os momentos musicais estiveram a cargo de José da Silva.

O artista visual Miguel Januário e outros activistas orientaram a realização de uma faixa/cartaz com elementos visuais e mensagens pela Paz registados pelos presentes na iniciativa.

Uma carta ao Primeiro-ministro exigindo reconhecimento do Estado da Palestina, lida na ocasião, recolheu logo dezenas de assinaturas.

Foi um fim de tarde em que muitas dezenas de pessoas viveram a solidariedade com a causa do povo palestino através da política, mas também da arte e das letras.

Print Friendly, PDF & Email
Share