Netanyahu: o Vale do Jordão permanecerá sempre parte de Israel

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou quinta-feira, 19 de Outubro, que Israel nunca abandonará os colonatos situados no Vale do rio Jordão, localizado na parte oriental do território palestino ocupado da Margem Ocidental.
Netanyahu fez esta declaração no discurso que proferiu numa cerimónia para assinalar os 50 anos dos colonatos israelitas no Vale do Jordão.
«O Vale do Jordão permanecerá sempre uma parte de Israel. Vamos continuar a colonizá-lo, a investir em infra-estruturas e no turismo», afirmou Netanyahu. «O vale é uma cintura defensiva estratégica para o país, e sem ele o dilúvio fundamentalista poderia alcançar o interior, até Gush Dan. Assim, nossa linha defensiva oriental começa neste lugar. Se nós não estivermos aqui, Teerão e o Hamastão estarão aqui. Não vamos deixar que isso aconteça.»
Ao longo dos últimos meses, Netanyahu tem participado em vários acontecimentos para marcar o 50.º aniversário da ocupação da Margem Ocidental por Israel durante a chamada Guerra dos Seis Dias, em 1967.
O Vale do Jordão, que representa cerca de um quarto da Margem Ocidental ocupada, é considerado a terra agrícola mais fértil.
Os primeiros colonatos foram construídos nesta área sob o pretexto de objectivos de segurança. Mais de 70.000 palestinos vivem em várias aldeias no Vale do Jordão, enquanto 9000 colonos israelitas vivem em 21 colonatos.
Os colonatos israelitas no território palestino ocupado, onde vivem mais de 700.000 israelitas, violam o direito internacional, que proíbe a instalação de população da potência ocupante no território ocupado. Constituem um obstáculo de primeira ordem à construção de um Estado palestino independente.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share