Nazaré solidária com a Palestina
Uma iniciativa do Movimento Nazaré pela Palestina, a que o MPPM aderiu, juntou nesta segunda-feira ao fim da tarde, na Praça Sousa Oliveira, mais de uma centena de pessoas numa vigília de celebração e reconhecimento do Estado da Palestina que contou com a presença da Embaixadora da Palestina e de membros da edilidade local.
Abílio Caseiro, em guitarra portuguesa, deu início ao evento, que teve apresentação de Inês Veríssimo do Movimento Nazaré pela Palestina.
A primeira intervenção da tarde pertenceu à Embaixadora da Palestina, Rawan Sulaiman, a quem foi feita a simbólica oferta de uma oliveira.
Seguiram-se intervenções do presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Manuel António Sequeira, eleito pelo PS, e de vereadores eleitos pelo PSD, Fátima Duarte, e pela CDU, João Delgado. Foi anunciado que a Câmara tinha aprovado por unanimidade uma moção recomendando ao governo o reconhecimento do Estado da Palestina.
Foram de seguida chamados a intervir os representantes das organizações de solidariedade convidadas: Manuel Matos, pelo CPPC, e José Oliveira, pelo MPPM.
A última intervenção coube à professora universitária Rosa Soares.
Seguiu-se um breve momento de poesia e um novo apontamento musical por Churky.
A concluir o programa do evento, um grupo de jovens locais executou uma performance alusiva à agressão que está a vitimar o povo palestino e que culminou com o desfraldar de uma grande bandeira palestina.
Um minuto de silêncio pelas vítimas do genocídio em Gaza, observado por todos os presentes, encerrou esta iniciativa do Movimento Nazaré pela Palestina que se inseriu na Campanha de Solidariedade «Todos pela Palestina, Fim ao Genocídio, Fim à Ocupação» que CPPC, CGTP-IN, MPPM e Projecto Ruído estão a promover e que culminará, no dia 29 de Novembro, com a grande Manifestação Nacional em Lisboa e Porto.