Mulher palestina morta em ataque de colonos israelitas contra o seu carro

Uma mulher palestina foi morta na noite de ontem, sexta-feira, quando colonos israelitas apedrejaram o carro em que viajava, próximo de Nablus, na Cisjordânia ocupada.
Aisha Mohammed Rabi tinha 47 anos e era mãe de oito filhos. O carro em que seguia, acompanhada do marido e duas das filhas, foi atacado à pedrada por um grupo de colonos quando regressavam de uma visita a uma outra filha. Aisha foi  atingida com uma grande pedra  na cabeça e morreu pouco depois. O marido sofreu ferimentos ligeiros.  
O ataque ocorreu a cerca de 100 metros do posto de controlo (checkpoint) militar israelita de Tapuá (Za'atara). Os colonos atacaram o carro quando este se aproximava do cruzamento a uma velocidade reduzida.
Testemunhas citadas pela agência Wafa afirmam que nos últimos dias os colonos israelitas atiraram pedras contra carros palestinos que passavam nesta estrada, e que o exército israelita, que recentemente intensificou a sua presença na zona, não fez nada para os deter.
Milhares de palestinos participaram no funeral de Aisha, que teve lugar no sábado na aldeia de Biddya, na Cisjordânia ocupada. 
Mais de 600 000 israelitas vivem em colonatos — todos eles ilegais à luz do Direito Internacional — na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental ocupados.
A Autoridade Palestina não tem jurisdição sobre os israelitas que vivem na Cisjordânia ocupada, e é frequente os colonos israelitas realizarem actos intimidatórios ou ataques a palestinos na presença de forças militares israelitas, que ou nada fazem ou os protegem.
Print Friendly, PDF & Email
Share