MPPM reuniu com Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina
Por convite da respectiva presidente, deputada Joana Mortágua, o MPPM reuniu com o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina no passado dia 8 de Março.
O MPPM fez-se representar pelo seu vice-presidente Carlos Almeida e pelos membros da Direcção Nacional Ana Mesquita, Teresa Palma Fernandes e Vítor Pinto.
Pelo Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina (GPA) estiveram presentes os deputados Joana Mortágua (BE), presidente; Ivan Gonçalves (PS) e Bruno Dias (PCP), vice-presidentes; e Isabel Moreira (PS), Ana Isabel Santos (PS) e Rui Cruz (PSD).
Carlos Almeida sintetizou a perspectiva do MPPM sobre a situação actual na Palestina e recordou que este ano se assinalam os 75 anos da Nakba.
Os deputados Joana Mortágua, Ivan Gonçalves e Bruno Dias, nas suas intervenções, manifestaram conhecer a situação na Palestina e mostraram grande empenho na solidariedade com o povo palestino. Interveio também o deputado Rui Cruz.
Apontando possíveis linhas de acção, Carlos Almeida sugeriu que o GPA assinalasse os 75 anos da Nakba, seguindo a recomendação aprovada na recente Assembleia Geral da ONU, e agisse no sentido do reconhecimento do Estado da Palestina, da interdição do comércio com os colonatos ilegais e do controlo da atribuição de fundos europeus a Israel.
O GPA, na actual legislatura, foi constituído por deliberação de 3 de Junho de 2022 e tomou posse em 30 de Novembro do mesmo ano. Integra, além dos presentes na reunião, os deputados Carla Sousa, Jamila Madeira, Miguel Matos e Tiago Brandão Rodrigues, todos do PS.
A deputada Joana Mortágua ofertou ao MPPM uma bandeja de porcelana da colecção “Bandeiras de hastear da Assembleia da República”.
O MPPM destinou a cada um dos membros do GPA um exemplar da nova edição do livro “O Essencial sobre a Questão Palestina” e o “Relatório de Análise da Situação na Palestina e no Médio Oriente — 2018 – 2023”.
Fotografias por cortesia da Direcção de Relações Internacionais, Públicas e Protocolo | Divisão de Relações Internacionais e Cooperação da Assembleia da República