MPPM participa na 1.ª Conferência Europeia sobre Colonatos Israelitas

No passado dia 6 de Novembro decorreu em Bruxelas a primeira conferência sobre os colonatos israelitas nos territórios palestinos ocupados realizada em solo europeu, impulsionada pela Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Foram endereçados convites a múltiplas organizações europeias, entre as quais o MPPM. A conferência decorreu com um quadro alargado de organizações e participantes a título individual, incluindo deputados do Knesset (parlamento israelita), com destaque para Aida Touman-Sliman, da Lista Conjunta (coligação de partidos palestinos e da esquerda não sionista em Israel).
A conferência visava criar uma coligação contra os colonatos israelitas, reafirmando a solução de dois Estados segundo as fronteiras de 1967, desenvolver linhas de acção que se opusessem às tentativas de alteração paisagística e geográfica levadas a cabo no interior das fronteiras de 1967 e, por último, rejeitar liminarmente o acordo UE-Israel.
Como resultado da conferência foi lançado um documento que destaca a necessidade de fazer com que as palavras de condenação da política expansionista de Israel encontrem correspondência em actos, adoptando medidas de facto para pressionar o Estado de Israel no sentido de cessar as suas políticas colonialistas. Foi terminantemente reafirmada a solidariedade com a causa palestina.
Com a sua participação nesta iniciativa o MPPM quis expressar mais uma vez o seu apoio à causa do povo palestino.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share